Share This Article
Almir Suruí se filia ao PDT – O líder indígena Almir Suruí se filia ao PDT nesta terça-feira (29), no município de Cacoal, no interior de Rondônia, em evento que acontece no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) da cidade.
Nesta segunda-feira (28), foi a vez do deputado federal David Miranda (ex-PSOL) se filiar ao PDT, no Rio de Janeiro.
O evento terá a presença do presidente regional da legenda, senador Acir Gurgacz, deputada federal Silvia Cristina, o ex-deputado estadual Airton Gurgacz, além de lideranças políticas da região.
Almir é coordenador geral da Associação Metareilá do Povo Indígena Suruí, fundada para defender os patrimônios cultural, ambiental, social e econômico dos Paiter Suruí.
Trajetória
Almir Suruí é um índígena nascido em Cacoal, cidade do interior de Rondônia, e foi indicado pela Sociedade Internacional de Direitos Humanos para receber um prêmio depois de defender seu povo e as terras de sua tribo em Genebra, na Suíça,
A Sociedade Internacional de Direitos Humanos é uma organização com cerca de 30 mil membros, em 26 países, e o prêmio de destaque na luta pelos direitos humanos também foi concedido em 2000 a Dalai Lama.
Almir Suruí vive na Terra Indígena Sete de Setembro, em Cacoal, Rondônia.
É hoje reconhecido internacionalmente por ter tido a coragem de denunciar à Organização dos Estados Americanos (OEA), a exploração ilegal de madeira nas terras indígenas, por defender os direitos e a integridade dos Índios Isolados e por lutar contra as hidrelétricas do Rio Madeira que vão afetar terras indígenas.
Almir também é conselheiro da COIAB – Coordenação das Organização Indígenas da Amazônia Brasileira Representante da COIAB na CIPIACI.
Fonte: Diário da Amazônia
Foto: Divulgação