Share This Article
Lideranças políticas repudiam agressão a Ciro – Ciro Gomes (PDT) recebeu dezenas de manifestações de solidariedade e repúdio às pelas tentativas de agressão ocorridas em São Paulo, no fim do ato pelo impeachment do presidente Jair Bolsonaro, por parte de militantes do PT e da CUT.
Artistas, jornalistas, personalidades e lideranças políticas de diversos partidos se posicionaram em defesa do ambiente democrático e contra o uso de violência como instrumento de disputa política.
“É antidemocrática a tática de agressões para tentar intimidar adversários. É um desserviço à democracia instrumentaliza-la para praticar da intolerância e do exclusivismo político autoritário. Minha solidariedade ao Ciro Gomes pelas agressões sofridas hoje em São Paulo.” – Marina Silva (Rede)
Entre as mensagens recebidas por Ciro Gomes estão figuras como Guilherme Boulos (PSOL), Roberto Freire (Cidadania), Marina Silva (Rede), Orlando Silva (PC do B).
“Os atos de ontem em todo o Brasil demonstraram força e unidade contra Bolsonaro. A presença de amplos setores políticos é fundamental para a luta pelo impeachment. Neste sentido, a hostilização de lideranças que foram à Paulista, entre elas Ciro Gomes, é inaceitável.” – Guilherme Boulos (PSOL)
OUTRAS NOTÍCIAS:
LEIA: Guedes tem offshore milionária em paraíso fiscal, diz revista
LEIA: Presidente do PDT agredido em SP: “Antidemocrático e perigoso”
LEIA: Jones Manoel sai em defesa de Ciro Gomes após agressões em SP
ASSISTA: Vídeo: Ciro Gomes reage às agressões; ‘Nunca me intimidarão’
LEIA: Michelle Bolsonaro atuou para beneficiar amigos e aliados com verbas públicas, diz revista
O presidente da Frente Nacional de Luta Campos e Cidade (FNL), Zé Rainha e a presidenta da União Nacional dos Estudantes (UNE), Bruna Brelaz, também prestaram solidariedade.
“É inaceitável que aqueles que estão lutando pela democracia sejam hostilizados em nossos espaços, como aconteceu ontem com Ciro Gomes no ato da Paulista. As eleições de 2022 não podem ser um empecilho para unidade pelo fora Bolsonaro, o povo brasileiro não pode mais esperar.” – Bruna Brelaz, presidenta da UNE
Artistas e jornalistas
Entre os artistas e jornalistas que se posicionaram, Xico Sá, Antonio Tabet, Paulinho Serra e Tico Santa Cruz, entre diversas outras personalidades dos segmentos.
“Agressão física não pode. De ninguém. Tem q mostrar as imagens já e condenar. Aliás até punir os autores com rigor. Já” – Xico Sá
OUTRAS NOTÍCIAS:
LEIA: Fome no Brasil: “Quando invadirem tua casa, tu dá tiro de feijão”, diz Bolsonaro
LEIA: PF quer trocar TSE por bolsonarista no controle de segurança das urnas, entenda
LEIA: Lula não vai a ato contra Bolsonaro em SP; aliados desaconselharam
LEIA: Ciro, Haddad e PSDB estarão na Av. Paulista hoje pelo Fora Bolsonaro
Gleise Hoffman lamenta
A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffman, lamentou o episódio e ressaltou que a direção do partido jamais incentivou esse tipo de prática.
“Esse tipo de incidente é lamentável”, disse Gleisi. “Isso nunca foi orientação do PT”.
Cobrança à Lula
“O Lula virá a público fazer um repúdio ao que aconteceu hoje? Espero que sim! Acredito que essas atitudes de hoje não representam NENHUM DEMOCRATA! Certo Lula? Aguardemos!!” – Tico Santa Cruz, músico
O @LulaOficial virá a público fazer um repúdio ao que aconteceu hoje? Espero que sim!
Acredito que essas atitudes de hoje não representam NENHUM DEMOCRATA! Certo Lula?
Aguardemos!!— Tico Santta Cruz 🆘🇧🇷 (@Ticostacruz) October 2, 2021
OUTRAS NOTÍCIAS:
LEIA: STF deve obrigar Bolsonaro a depor presencialmente à PF
LEIA: Governo Bolsonaro volta a permitir corte de luz de famílias pobres
LEIA: Opinião: Contra Breno Altman, esquerda deve empunhar a Bandeira Nacional
LEIA: Na pandemia, empresa aplicou 350 milhões em funerárias; Guedes ex-sócio
Centrais sindicais se manifestam, exceto CUT
Centrais sindicais publicaram uma nota oficial na qual prestam solidariedade ao ex-ministro Ciro Gomes e ao PDT pelas tentativas de agressão ocorridas em São Paulo, no fim do ato pelo impeachment do presidente Jair Bolsonaro, por parte de militantes do PT e da CUT.
A nota conjunta é assinada pela Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), Força Sindical, União Geral dos Trabalhadores (UGT), Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST) e pela Pública Central do Servidor.
Veja abaixo as inúmeras mensagens endereçadas a Ciro Gomes.’
Os atos de ontem em todo o Brasil demonstraram força e unidade contra Bolsonaro. A presença de amplos setores políticos é fundamental para a luta pelo impeachment. Neste sentido, a hostilização de lideranças que foram à Paulista, entre elas Ciro Gomes, é inaceitável.
— Guilherme Boulos (@GuilhermeBoulos) October 3, 2021
É antidemocrática a tática de agressões para tentar intimidar adversários. É um desserviço à democracia instrumentaliza-la para praticar da intolerância e do exclusivismo político autoritário.
Minha solidariedade ao @cirogomes pelas agressões sofridas hoje em São Paulo.— Marina Silva (@MarinaSilva) October 3, 2021
É inaceitável que aqueles que estão lutando pela democracia sejam hostilizados em nossos espaços, como aconteceu ontem com @cirogomes no ato da Paulista. As eleições de 2022 não podem ser um empecilho para unidade pelo fora Bolsonaro, o povo brasileiro não pode mais esperar.
— Bruna Brelaz 💙 (@brunabrelaz) October 3, 2021
Sobre os atos de ontem, vale destacar:
Foram massivos, capilarizados em todo o país e ampliaram com representação bem-vinda de centro e centro-direita. É a frente ampla tomando forma.
Inaceitável o ataque ao @cirogomes , grande quadro da luta democrática e contra o fascismo.
— Orlando Silva (@orlandosilva) October 3, 2021
Expresso em nome do @23Cidadania nossa solidariedade a Ciro Gomes, Carlos Lupi e aos militantes do PDT que sofreram agressões e foram hostilizados na manifestação da Av. Paulista. Aos agressores nosso repúdio. https://t.co/hHVtlfQlGi
— Roberto Freire (@freire_roberto) October 2, 2021
Muito importante a unidade de ação ontem na luta pelo Fora Bolsonaro. Precisamos de todos que rechaçam este governo para construir o impeachment. Agressões físicas a uma das lideranças que estão neste esforço não podem ser toleradas. Nada justifica as agressões a @cirogomes.
— Sâmia Bomfim (@samiabomfim) October 3, 2021
Estava no ato da paulista e a luta agora pela unidade e amplitude contra Bolsonaro é fundamental. Lamento as agressões a lideranças e violência contra @cirogomes feitas por uma minoria de pessoas. Jogar latas e garrafas? Diferença é no debate. Solidariedade a tod@s e a Ciro.
— Jandira Feghali 🇧🇷🚩 (@jandira_feghali) October 3, 2021
Assino embaixo de cada palavra de Sâmia! Quem não entende que unidade de ação para derrotar Bolsonaro não é palanque eleitoral e que precisamos ampliar a luta para derrotá-lo ainda em 2021, não está entendendo nada. @cirogomes tem minha solidariedade! https://t.co/dGm7yjjxea
— Fernanda Melchionna (@fernandapsol) October 3, 2021
Minha solidariedade ao @cirogomes, pela violência sofrida na manifestação. Debate sobre projetos e programas são saudáveis p/o campo progressista.Substituir debate por violência- física ou moral – é rebaixar a democracia,é negar a política. Que Briguem as ideias, nunca as pessoas
— Duda Salabert 🌳 (@DudaSalabert) October 3, 2021
Toda solidariedade a Ciro Gomes pelas agressões sofridas ontem na paulista. A FNL está convidando o Ciro para estar empossa marcha com 1500 militantes que tem início dia 10 de novembro Sorocaba a São Paulo
— José Rainha (@JosRainha1) October 3, 2021
Toda minha solidariedade ao @cirogomes
— paulinho serra🇧🇷🇺🇸🇧🇷🇺🇸 (@PaulinhoSerra) October 3, 2021
Normalmente, aqueles que são hostilizados por extremistas de esquerda e de direita estão fazendo algo muito errado – como Sérgio Moro – ou muito certo. https://t.co/v2yY5ZOCnp
— Antonio Tabet (@antoniotabet) October 2, 2021
Tem gente da esquerda justificando AGRESSÃO, em ato pela democracia! Ou não sabe o que é democracia ou é canalha mesmo!
Não há nada que justifique o que aconteceu! Se vocês encontrarem alguma justificativa então se igualaram ao Bolsonarismo!
PAREM!
Admitam que houve excesso!— Tico Santta Cruz 🆘🇧🇷 (@Ticostacruz) October 2, 2021
Agressão física nao pode. De ninguém. Tem q mostrar as imagens já e condenar. Aliás até punir os autores com rigor. Já
— xico sá (@xicosa) October 3, 2021
RECEBA NO SEU CELULAR AS NOTÍCIAS MAIS IMPORTANTES DO DIA
‘Conselheiro’ de Lula defende jantar com ‘golpistas’: “Dilma é passado”
O cientista político e ‘conselheiro’ de Lula (PT), Alberto Carlos Almeida, saiu em defesa do ex-presidente após a divulgação de que o petista pediu para o senador Eunício Oliveira (MDB-CE) organizar um jantar com os caciques do MDB.
Leia a matéria completa aqui.
Bolsonaro ligou chorando para Moraes não prender ‘Carluxo’, diz deputado
O deputado federal Paulo Pimenta (PT) afirmou em suas redes sociais as informações que recebeu de interlocutores que vivenciam o dia a dia do Palácio do Planalto.
Leia a matéria completa aqui.
Veja outras notícias no BRI.