Share This Article
Lucro da Petrobras foi maior que 4 bancos juntos – Pré-candidato à presidência pelo PDT, Ciro Gomes divulgou um novo vídeo, o segundo da uma série sobre a Petrobras, sobretudo em relação às políticas adotadas pela estatal ao longo do governo de Jair Bolsonaro.
O ex-ministro denuncia na nova peça audiovisual que a petroleira brasileira sozinha teve um lucro maior do que a soma do lucro dos quatro maiores bancos brasileiros juntos: Itaú, do Santander, do Bradesco e Banco do Brasil.
“O ano em que mais lucrou na história foi também o período em que menos investiu e menos amortizou sua dívida. Distribuiu todo lucro para os acionistas” – Ciro Gomes (PDT)
Ciro afirma que de outubro de 2020 a outubro de 2021, a soma do lucro destes quatro bancos foi de R$ 83 bilhões, enquanto a estatal registrou um ganho de R$ 135 bilhões.
O ex-governador rebate o argumento de que uma mudança na atual política de preços dos combustíveis provocaria a quebra a empresa.
“Bolsonaro, Guedes e a diretoria da Petrobras mentem descaradamente quando dizem que uma mudança na atual política de preços pode quebrar a empresa.” – Ciro Gomes (PDT)
Ele argumenta que o salto nos ganhos não veio de melhoria na produção, na tecnologia, no aumento do refino, no aumento de participação no mercado internacional ou pela descoberta de novas reservas.
“A Petrobras simplesmente descobriu uma forma criminosa de explorar o povo brasileiro: atrelou o preço dos combustíveis ao dólar, e como o preço do barril disparou no mercado internacional, e o real se desvalorizou bastante no governo Bolsonaro, os lucros dispararam junto com o dólar. Apenas os brasileiros ficaram para trás, com poeira e lágrimas nos olhos” – Ciro Gomes (PDT)
Em 2020, a taxa média de lucro da indústria mundial de petróleo foi de 6,8%. Já a da Petrobras no segundo trimestre deste ano foi de 38,7%.
Por Thiago Manga (com informações de Toda Palavra)
OUTRAS NOTÍCIAS:
LEIA: Bolsonaro assume corrupção em seu governo: ‘Não vou dizer que não tem’
LEIA: Presidente do PSOL sobre Alckmin vice de Lula: ‘Errar duas vezes é burrice’
LEIA: Bolsonaro é atendido em posto médico do Palácio do Planalto
LEIA: Barroso nega habeas-corpus a Zé Trovão
LEIA: Agenda de Lula nos EUA inclui encontrar financistas de Wall Street
Assista ao vídeo:
Bolsonaro, Guedes e a diretoria da Petrobras mentem descaradamente quando dizem que uma mudança na atual política de preços pode quebrar a empresa. Nesse episódio, mostro números que vão deixar os brasileiros de queixo caído. #OPetróleoÉNosso pic.twitter.com/AxAmQSxB6l
— Ciro Gomes (@cirogomes) December 6, 2021
RECEBA NO SEU CELULAR AS NOTÍCIAS MAIS IMPORTANTES DO DIA
OUTRAS NOTÍCIAS:
LEIA: Esquadrão antibomba atende homem com projétil de canhão no reto
LEIA: Augusto Ribeiro: “Ciro Gomes está emparedado…?”
LEIA: Felipe Neto cobra Lula por voto do PT na PEC do Calote
LEIA: Moraes abre inquérito contra Bolsonaro por relacionar vacina à Aids
Antonio Neto: “Reforma trabalhista foi tragédia anunciada”
“As alterações em mais de cem itens da Consolidação das Leis Trabalhistas, a CLT, foram um ataque sem precedentes aos trabalhadores brasileiros.
Quatro anos após a aprovação da nefasta proposta, o Supremo Tribunal Federal segue julgando suas inúmeras inconstitucionalidades. Duas das alterações mais cruéis já foram derrubadas pelo STF: a permissão para a mulher grávida trabalhar em local insalubre e os empecilhos para o acesso à Justiça gratuita.
O Supremo ainda se manifestará sobre temas importantes, como o teto indenizatório em ações trabalhistas, o trabalho intermitente, o tal acordado sobre legislado e o fim da ultratividade, entre outros temas.”
Leia a matéria completa aqui.
OUTRAS NOTÍCIAS:
LEIA: Nelson Marconi: “Aprovação da PEC dos Precatórios mostra opção pelo calote”
LEIA: Lula janta com Marta Suplicy e Fernando Haddad em SP
LEIA: Plenário do Senado aprova André Mendonça como ministro do STF
LEIA: CCJ do Senado aprova Mendonça para o STF; indicação vai a plenário
Veja mais notícias no BRI.