Durante entrevista na manhã desta quinta-feira (18) concedida ao jornalista Kennedy Alencar, o ex-presidente Lula negou a possibilidade do PT não ter um candidato próprio no 1 turno das eleições presidenciais de 2022.
Indagado pelo jornalista sobre a possibilidade do PT apoiar uma candidatura onde o cabeça de chapa fosse de outro partido, Lula respondeu:
“No primeiro turno tem que ter candidato, como que você vai escolher um candidato de uma frente ampla? Vamos supor que a gente criasse uma frente ampla com todos os partidos de esquerda junto , primeiro essa frente deveria ter uma direção, que é proporcional, depois como é que você vai escolher esse candidato? é uma prévia, uma pesquisa? A melhor prévia que tem é a disputa no primeiro turno. Todo mundo que puder lança candidato com o compromisso que no segundo turno se junta, não pode é no segundo turno um inventar de ir para Paris, outro inventar de ir para a Suécia, outro para Nova Iorque. Nós temos é que fazer um pacto no primeiro turno. Tem que fazer como o Brizola fez comigo em 1989. ”
Ainda ao fim dessa sua fala o ex-presidente cravou: “Uma coisa as pessoas precisam aceitar, não da para o PT começar a discutir uma frente ampla com veto.”
Assista a fala de Lula durante a entrevista.