Share This Article
Empréstimo consignado do INSS – O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi (PDT), anunciou nesta quinta-feira (23) que o governo buscará uma redução das taxas de juros cobradas nos empréstimos consignados para aposentados e pensionistas do INSS.
INSS antecipará pagamentos no litoral de SP para segurados afetados pela chuvas
O assunto será tratado durante a próxima reunião do Conselho Nacional da Previdência Social, que ocorrerá em março.
Segundo Lupi, os juros atualmente praticados são considerados “criminosos” para a população de aposentados e pensionistas que ganham em média 60% do salário mínimo.
“Cobrar 3,5% da população que ganha em média 60% do valor do salário mínimo eu acho criminoso. Na próxima reunião (do CNPS), com certeza vamos baixar essas taxas de juros”, disse Lupi a jornalistas durante uma agenda no Rio de Janeiro.
O ministro afirmou que trabalhará para diminuir as taxas para o “mínimo possível”, mas não mencionou um valor específico para a redução.
Em novembro de 2022, o Conselho Nacional da Previdência Social aprovou o aumento do teto de juros para empréstimos consignados de 2,14% para 2,34% ao mês, enquanto a taxa para operações realizadas por cartão de crédito subiu de 3,06% para 3,36% ao mês.
O tema também está sendo avaliado e discutido pela Febraban (Federação Brasileira de Bancos) em conjunto com o Ministério da Previdência Social e o INSS.
(Com informações de Folha de S. Paulo)
(Foto: Reprodução)