Share This Article
Nacionalização da indústria elétrica – O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, anunciou que seu governo assinou um acordo com a empresa espanhola Iberdrola para comprar 13 plantas de geração de energia elétrica no país.
O Fundo Nacional de Infraestrutura refinanciará a compra, que será concluída nos próximos cinco meses e que custará cerca de 6 bilhões de dólares dos cofres mexicanos.
Venda da Avibras a europeus é “pior negócio do mundo”, diz analista; entenda
O presidente qualificou a operação como “uma nova nacionalização da indústria elétrica” e disse que as plantas “farão parte do patrimônio público e serão operadas pela Comissão Federal de Eletricidade (CFE)”
Com o negócio concretizado, a CFE aumentará sua participação na produção de energia elétrica de 39,6% para 55,5%, se tornando o principal fornecedor do país.
O presidente ainda disse que considerando também que obras hidrelétricas estão sendo reabilitadas, o Estado mexicano terá em suas mãos cerca de 65% de toda a geração de energia elétrica até o final do governo.
“(Isto) significa o resgate definitivo de uma empresa pública”, disse Obrador.
Isso permitirá ao México garantir a demanda da população sem aumentar as tarifas cobradas dos mexicanos.
(Com informações do portal Disparada)
(Foto: Reprodução)
Datena e Boulos juntos em SP?
Nesta terça-feira (04), o “BRI Sem Papas” debateu a polêmica da semana envolvendo José Luiz Datena e Guilherme Boulos.
Um trecho de uma conversa entre os dois vazou nas redes sociais, na qual Datena sugere que Boulos ‘peite’ Lula e o PT para formar uma chapa entre os dois nas eleições para a prefeitura de SP, que ocorrerão no ano que vem.
Além disso, os temas da semana são o identitarismo como pauta principal da esquerda e a possível inelegibilidade de Bolsonaro.
Assista e se inscreva clicando aqui: