Share This Article
Ministro de Israel ataca Lula – Ministro das Relações Exteriores de Israel, Israel Katz atacou o presidente Lula (PT) nesta sexta-feira (23) na rede social X (ex-twitter), amplificando a crise diplomática que explodiu entre os dois países após Lula criticar a ocupação e o massacre pra exército israelense na Faixa de Gaza.
Após sofrer um ataque do Hamas no dia 7 de outubro, Israel já matou quase 30 mil pessoas na Faixa de Gaza, e estima-se que cerca de 20 mil destas vítimas sejam crianças e mulheres. Lula criticou a ação e comparou o massacre dos palestinos à perseguição dos judeus praticadas por Adolph Hitler na 2ª Guerra Mundial.
Em resposta, o governo de extrema-direita de Benjamin Netanyahu fez diversos ataques contra o presidente brasileiro e passou a considerá-lo ‘persona non grata’ no país. Na sequência, o governo brasileiro convocou o embaixador brasileiro em Israel para retornar ao país.
Ocupação de Israel na Palestina não pode ser normalizada, diz Brasil em Haia
Nesta sexta, Israel Katz fez uma publicação atacando o presidente brasileiro. “Ninguém vai separar nosso povo – nem mesmo você Lula”, escreveu o ministro, em uma publicação que contém uma foto de uma suposta união entre o povo brasileiro e o povo judeu – ou israelense.
Ninguém vai separar nosso povo – nem mesmo você @LulaOficial.
Shabat Shalom! pic.twitter.com/QlJJqnVVR0
— ישראל כ”ץ Israel Katz (@Israel_katz) February 23, 2024
A publicação recebeu uma enxurrada de críticas, desde comentários ligando o governo radical de Netanyahu ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), até comentários em defesa do posicionamento de Lula.
(Foto: Montagem/Reprodução)