Share This Article
MP denuncia deputado bolsonarista – O Ministério Público de Minas Gerais (MP-MG) denunciou o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) pelo crime de transfobia, informa a coluna Maquiavel, da revista Veja, nesta quinta-feira (06).
A denúncia se refere a um vídeo publicado pelo parlamentar em junho do ano passado, quando ele ocupava uma cadeira na Câmara de Vereadores de Belo Horizonte, intitulado “Travesti no banheiro da escola da minha irmã”.
Nikolas Ferreira também é alvo de outras ações no Supremo Tribunal Federal (STF) em função do discurso transfóbico que fez no Dia Internacional da Mulher, na tribuna da Câmara dos Deputados.
Além da condenação pelo crime de transfobia, o MP também pede a suspensão dos direitos políticos do bolsonarista e que o deputado seja condenado a pagar uma indenização por danos morais coletivos.
A denúncia foi apresentada nesta terça-feira (04) e nela, a promotoria destaca que ao especificar um caso singular, Ferreira atingiu todo um grupo.
“O acusado, ao se referir a todo momento à menina transexual de 14 anos de idade como menino, vociferando que ela seria um ‘estuprador em potencial’, chamando de ‘ousadia’ o fato de ela frequentar o banheiro do gênero com o qual se identifica, e que sua presença constrangeria as demais alunas, revela, em verdade, seu preconceito contra todas as pessoas transexuais”, diz trecho do documento.
A denúncia afirma que o vídeo do jovem parlamentar mineiro possui “flagrante discriminação” contra a identidade de gênero da adolescente de 14 anos.
“Evidenciando, portanto, flagrante discriminação atentatória de direitos e liberdades fundamentais de grupo de vulneráveis, praticado em razão, única e exclusivamente, da identidade de gênero da vítima”, destaca.
(Com informações da coluna Maquiavel em Veja)
(Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados)
Datena e Boulos juntos em SP?
Nesta terça-feira (04), o “BRI Sem Papas” debateu a polêmica da semana envolvendo José Luiz Datena e Guilherme Boulos.
Um trecho de uma conversa entre os dois vazou nas redes sociais, na qual Datena sugere que Boulos ‘peite’ Lula e o PT para formar uma chapa entre os dois nas eleições para a prefeitura de SP, que ocorrerão no ano que vem.
Além disso, os temas da semana são o identitarismo como pauta principal da esquerda e a possível inelegibilidade de Bolsonaro.
Assista e se inscreva clicando aqui: