Share This Article
Fala de Bolsonaro sobre analfabetos – “Aquilo me deixou deprimida mesmo. É muita humilhação”, comenta a auxiliar de limpeza Joana* ao lembrar da declaração do presidente Jair Bolsonaro (PL), que associou o analfabetismo no Nordeste ao alto índice de votos no ex-presidente Lula (PT) na região.
UNE convoca manifestações contra Bolsonaro em todo Brasil
“A coisa mais triste do mundo é não saber ler e precisar depender dos outros, aí ele vai e fala essa besteira”, diz Joana à BBC News Brasil.
A mulher, que tem por volta de 60 anos, nasceu em uma região no interior da Bahia e há cerca de três décadas mora em uma comunidade no Rio de Janeiro (RJ), para onde se mudou com o marido e os filhos em busca de uma vida melhor.
Na infância, morava em uma região rural junto com a mãe e os irmãos e não frequentou a escola porque precisava ajudar a família.
“A gente morava na roça mesmo, não tinha água, luz, não tinha nada.”
A atual taxa de analfabetismo no Nordeste corresponde a 13,9%, conforme pesquisa realizada em 2019, a mais recente em relação ao tema.
Esse número representa uma taxa cerca de quatro vezes maior que as regiões Sudeste e Sul – ambas com 3,3%.
No Centro-Oeste, esse número é de 4,9%. Já na região Norte é de 7,6 %.
Analfabetos funcionais
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 11 milhões de brasileiros não sabem ler ou escrever.
O número de analfabetismo absoluto tem diminuído no país nas últimas décadas, mas apesar disso, indicadores apontam o avanço do analfabetismo funcional (quando o indivíduo tem dificuldades para interpretar textos simples) nos últimos anos.
“É muito forte uma declaração dessas vinda de um presidente da República. Se ele atribui dessa forma, é preciso dizer que ele também tem responsabilidade no analfabetismo”, diz a pedagoga Ana Paula Abreu Moura, professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
“Foi, inclusive, o governo dele que extinguiu a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI), criada em 2004, sob a alegação de que suas ações seriam alocadas em outras secretarias, o que, de fato, não aconteceu e paralisou ações que vinham sendo desenvolvidas”, acrescenta.
A declaração de Bolsonaro
A afirmação de Bolsonaro foi feita em live após o primeiro turno e na transmissão, o presidente mencionou uma reportagem que afirma que o petista venceu em nove dos 10 estados com maior taxa de analfabetismo no país.
Na live, Bolsonaro disse que os estados do Nordeste possuem taxas de analfabetismo superior à média nacional porque são “administrados pelo PT”.
“Onde a esquerda entra leva ao analfabetismo, leva à falta de cultura, leva ao desemprego, leva à falta de esperança. É assim que age a esquerda no mundo todo”, declarou.
Lula derrotou Bolsonaro em todos os Estados do Nordeste. Sua maior vitória na região aconteceu no Piauí, onde o petista teve 73,8% dos votos válidos, ante 20% de Bolsonaro.
*Nome alterado para preservar a identidade da entrevistada.
(Com informações de Estado Minas)
(Foto: Reprodução)