Categorias
Política

No dia que passam a valer decretos pró-armas de Bolsonaro, tiroteio em escola dos EUA choca mundo

No mesmo dia em que vários decretos pró-armas do presidente Jair Bolsonaro passaram a valer, o mundo ficou chocado com a notícia confirmada pela polícia da cidade de Knoxville, no estado americano do Tennessee, de que um tiroteio em uma escola de ensino médio deixou “vários feridos” nos EUA, entre eles um agente policial.

Tiroteio em escola

De acordo com o G1, não há informações até o momento sobre o número, identidade e o estado de saúde dos feridos. Também não foi divulgada a autoria do ataque.

“Vários agentes estão no local do tiroteio, na escola de ensino médio Austin-East Magnet”, disseram as autoridades em nota. “Há relatos de vários baleados, incluindo um policial do departamento de polícia de Knoxville.”

O jornal “Knoxville News-Sentinel” noticiou que uma pessoa, relacionada com incidente, foi detida. A informação não foi confirmada pela polícia.

Os agentes pedem que a área seja evitada e os acessos ao local foram restringidos. Segundo os policiais, uma área de encontro foi criada no campo de beisebol do colégio para que os pais possam recolher seus filhos.

O superintendente de educação do condado de Knox, Bob Thomas, disse em um comunicado que o prédio da escola foi fechado e que os estudantes que não têm relação com o incidente já foram liberados para ir com suas famílias.

A emissora Local 10 News, afiliada da rede ABC, noticiou que o colégio foi colocado sob um “forte lockdown” e que os pais receberam um aviso para buscar seus filhos.

Decretos de Bolsonaro começam a valer hoje

Quatro decretos assinados pelo presidente Jair Bolsonaro no início do ano que flexibilizaram as regras para a compra de armas, munições e equipamentos para a fabricação de munições caseiras passam a valer a partir desta segunda-feira (12). Um dos decretos aumenta de quatro para seis a quantidade de armas que um cidadão comum pode comprar. Profissionais da segurança pública poderão ter até oito.

Restrições a armas de fogo nos EUA

O incidente ocorre a menos de uma semana do presidente americano Joe Biden ter anunciado uma série de medidas para tentar conter o que ele chamou de ‘epidemia de violência com armas de fogo’ nos EUA.

Veja algumas das medidas anunciadas:

  • aumento de restrições às chamadas “armas fantasmas” e acessórios para armas comuns
  • incentivo aos estados para removerem temporariamente o porte de armas para pessoas que representem riscos a si mesmos ou a outros
  • acompanhamento maior sobre o tráfico de armas de fogo
  • investimento em programas de intervenção dentro de comunidades com altos índices de violência

Biden sob pressão após casos recentes

O presidente Biden vem sendo pressionado por parte de seus aliados democratas para tomar medidas após os recentes tiroteios no Colorado, na Geórgia e na Califórnia.

Na semana passada, um homem abriu fogo em uma loja de móveis no Texas um dia depois que Phillip Adams, ex-jogador da NFL, matou 5 pessoas a tiros e tirou a própria vida.

Em 1º de abril, um tiroteio deixou quatro mortos e dois feridos em um prédio comercial ao sul de Los Angeles, na Califórnia. Uma criança foi uma das vítimas.

No fim de março, um criminoso abriu fogo em um supermercado da cidade de Boulder, no Colorado, e deixou 10 mortos. Entre as vítimas, estava um policial.

Uma semana antes, tiroteios em três casas de massagem na área de Atlanta, no estado da Geórgia, deixaram oito mortos, a maioria mulheres asiáticas, o que suscitou um debate sobre racismo e xenofobia nos EUA.

O assassino foi preso enquanto viajava em direção ao estado da Flórida onde, segundo as autoridades americanas, ele planejava realizar uma ação semelhante.

PDT entra com pedido de impeachment de Bolsonaro por ‘ameaça aos poderes’

Carlos Lupi e Ciro Gomes, presidente e vice do *PDT, respectivamente, protocolaram na tarde desta segunda-feira (12) um novo pedido de impeachment contra Jair Bolsonaro. O requerimento acusa o presidente de ameaçar o livre exercício dos poderes diante das ações que sucederam a decisão do ministro do STF, Roberto Barroso, pela abertura da CPI da Covid para apurar possíveis omissões do governo federal. Veja a matéria completa aqui.

‘Se alguém fez teatro, foi Bolsonaro’, diz Jorge Kajuru

Pivô da mais recente crise envolvendo o governo federal, o senador Jorge Kajuru (Cidadania-GO) afirmou que não cometeu nenhum crime ao gravar e divulgar o conteúdo de um telefonema mantido com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Leia a matéria completa aqui.

Bolsonaro xinga e ameaça agredir senador em áudio com Kajuru

O senador Jorge Kajuru (Cidadania-GO) divulgou nesta segunda-feira (12) um novo trecho do áudio de uma conversa com o presidente Jair Bolsonaro sobre a CPI da Covid, em que Bolsonaro xinga o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e ameaça agredi-lo. Leia a matéria completa aqui.

Lula trabalha contra a CPI da Covid, diz revista

Dois dos principais interlocutores do ex-presidente Lula, o senador Jaques Wagner e o governador do Piauí, Wellington Dias, saíram a campo com a missão de “jogar água na fervura da CPI da Covid”, diz a revista Crusoé. Leia a matéria completa aqui.

Veja mais notícias no BRI.

Por Redação

O Brasil Independente é um veículo jornalístico que tem como valores a defesa da soberania e de um projeto nacional emancipador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aponte sua câmera

ou

Chave: brindependentetube@gmail.com

Assine nossa Newsletter!

Cadastre-se agora e receba nossas novidadesx

Assine nossa Newsletter!

Cadastre-se agora e receba nossas novidades

Sair da versão mobile