Novo juiz da Lava Jato critica Moro – Eduardo Appio assumiu, este mês, a titularidade da 13ª Vara Federal de Curitiba, responsável por processos e inquéritos remanescentes da Operação Lava Jato no Paraná.
O juiz que ocupa a cadeira que já foi do agora senador Sergio Moro (União Brasil) é abertamente um crítico dos métodos do ex-juiz.
Bolsonaro ficará inelegível, dizem ministros do STF; entenda
Appio assume a vaga do magistrado Luiz Antonio Bonat, que foi o titular de 2019 até o ano passado, quando recebeu uma promoção.
O juiz se define como um garantista e concedeu entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, publicada nesta quarta-feira (15).
Nos últimos anos, participava de um programa de debates sobre temas jurídicos, do jornalista Luís Nassif, em que a operação era um dos principais alvos dos participantes.
Na época, usava expressões sobre o trabalho de Moro e do ex-procurador Deltan Dallagnol como “comédia” e “império punitivista”.
20 anos de carreira
Appio tem mais de 20 anos de trajetória na Justiça Federal, além de ter sido promotor de Justiça.
O juiz diz que a operação teve pontos altos, como a devolução de recursos desviados, e pontos baixos, como os diálogos no aplicativo Telegram que mostram colaboração entre Moro e os procuradores, revelados pelo site The Intercept Brasil em 2019.
O magistrado afirma que jamais usaria o cargo para obter projeção política.
“Não me elegeria síndico, seguramente —porque lá no meu prédio só tinha a bandeira do Brasil nas eleições.”
Leia a entrevista completa de Eduardo Appio à Folha clicando aqui.
(Com informações de Folha de S. Paulo)
(Foto: Montagem/Reprodução)