Categorias
Política

CPI: Omar Aziz suspende sessão e transforma Ricardo Barros em ‘intimado’

Omar Aziz suspende sessão – O presidente da CPI da Covid, senador Omar Aziz (PSD-AM), suspendeu a sessão da CPI da Covid para transformar o status do deputado federal Ricardo Barros (PP-PR) de ‘convidado’ para ‘intimado’.

Aziz se irritou após Barro dizer que a CPI afastou vendedores de vacina do Brasil.

Assista:

Bate boca com Renan Calheiros

Na primeira pergunta em seu depoimento à CPI do Pandemia, o deputado Ricardo Barros (PP-PR), líder do governo Jair Bolsonaro (Se partido) na Câmara, protagonizou um bate-boca com o relator, Renan Calheiros (MDB-AL).

Após exibir vídeo em que Luís Miranda (DEM-DF) confirma que o deputado foi citado durante conversa com Bolsonaro, em que denunciou o esquema de corrupção na compra da Covaxin, Barros reagiu irritado.

“No depoimento, senhor relator… Você vai me permitir responder, relator?”, disse Barros irritado. “Vou me permitir passar o vídeo novamente”, respondeu Renan.

Barros aumentou o tom e apontou o dedo para Renan dizendo que o “deputado Luís Miranda não afirmou em nenhuma de suas entrevistas, nem no depoimento da Polícia Federal, que eu tivesse envolvimento no caso Covaxin”.

O governista Marcos Rogério (DEM-RO) emendou gritando com o relator: “Não vai ser no grito…”

Tucunaré

Com a confusão, o presidente da comissão, Omar Aziz (PSD-AM) interferiu e chamou a atenção de Barros.

“Por favor, vossa excelência responda à pergunta. Os seus comentários sobre a CPI você fala daqui para fora”, disse Aziz.

“Deixa eu lhe dizer uma coisa: no meu estado, o caboclo é sábio. Muito sábio. E aquele cara que morre pela boca é chamado de tucunaré. O senhor respeite a CPI. Nós não criamos versão, não. São fatos. E aqui o deputado Luís Miranda disse claramente que a pessoa que se referia era vossa excelência”, afirmou o presidente da comissão, antes de interromper a sessão pela primeira vez para recuperar trecho do depoimento de Luís Miranda.

O nome do parlamentar entrou no escopo da CPI porque, segundo o deputado Luis Miranda (DEM-DF), Bolsonaro citou Ricardo Barros ao ouvir denúncias de irregularidades na negociação do Ministério da Saúde para comprar doses da vacina Covaxin.

Segundo Miranda, ao ouvir as denúncias em uma reunião no Palácio do Alvorada, em março, Bolsonaro disse que “isso era coisa” de Ricardo Barros e que acionaria a Polícia Federal. A PF apura se o presidente cometeu crime de prevaricação por, supostamente, não ter pedido a apuração do caso.

Bolsonaro confirma ter se reunido com os irmãos Miranda, mas nega que eles tenham feito essas denúncias. O presidente já defendeu a credibilidade de Barros, mas nunca confirmou ou negou que tenha citado o nome do líder do governo no encontro com Luis Miranda.

A CPI ouviu o depoimento de Miranda em 25 de junho – e, no mesmo dia, Ricardo Barros foi às redes sociais para negar que tenha sido citado pelo presidente.

O deputado federal soma mais de 20 anos na Câmara e já integrou a base aliada de Fernando Henrique CardosoLuis Inácio Lula da Silva e Michel Temer, antes de apoiar o presidente Jair Bolsonaro.

No governo Temer, entre 2016 e 2018, Barros foi ministro da Saúde. O Ministério Público Federal investiga, atualmente, contratos firmados pelo ministro à época com a empresa Global Saúde – sócia da Precisa Medicamentos, que negociou o contrato da Covaxin neste ano.

Convocação e adiamentos

A CPI da Covid aprovou a convocação de Ricardo Barros em 30 de junho e, em seguida, chegou a agendar o depoimento para 8 de julho. A data passou para 20 de julho e, depois, para esta quinta.

O grupo majoritário da CPI justificou as mudanças pela necessidade de recolher mais informações que embasassem as perguntas.

Enquanto isso, Barros usou a tribuna da Câmara e chegou a acionar o Supremo Tribunal Federal (STF) para pedir que fosse ouvido antes do recesso parlamentar. As demandas foram negadas.

No último dia 3, a CPI também aprovou a quebra dos sigilos bancário, fiscal e telefônico do deputado.

OUTRAS NOTÍCIAS:
LEIA: Santos Cruz detona desfile militar: “Desrespeito ao Congresso e ao Brasil”
LEIA: Imprensa internacional ridiculariza desfile: “República de Bananas”
LEIA: Gafe: Deputado bolsonarista exalta desfile militar com tanques da China
ASSISTA: Vídeo: Blindado militar vai a desfile no Planalto “sob risco de pegar fogo”
LEIA: Bolsonaro ensaia derrota do voto impresso: “Barroso apavorou deputados”

Janaina Paschoal: doar comida na Cracolândia ‘ajuda o crime’; padre debocha

A deputada estadual Janaina Paschoal (PSL-SP) criticou ontem o padre Júlio Lancellotti e a Pastoral do Povo da Rua de São Paulo por distribuir comida às pessoas em situação de rua no centro da capital paulista.

Leia a matéria completa aqui.

Procuradoria valida denúncia contra Lula e Palocci no DF

A Procuradoria da República no Distrito Federal ratificou à Justiça a denúncia contra o ex-presidente Lula (PT), Antônio Palocci e o empresário Marcelo Odebrecht no caso da suposta compra de um terreno para o Instituto Lula e um apartamento que teriam sido custeados com dinheiro da empreiteira baiana.

Leia a matéria completa aqui.

Brizola Neto na CSB: “Governo Bolsonaro é irresponsável e imoral”

O ex-ministro do Trabalho e atual coordenador de Trabalho e Renda de Niterói (RJ) Brizola Neto (PDT) responsabilizou o governo Bolsonaro pelo agravamento da pandemia no Brasil e consequentemente seus efeitos tanto sociais quanto econômicos. “A gestão irresponsável e imoral do governo Bolsonaro fizeram com que a pandemia tivesse efeito muito maior”, disse.

Leia a matéria completa aqui.

Veja mais notícias no BRI.

Por Redação

O Brasil Independente é um veículo jornalístico que tem como valores a defesa da soberania e de um projeto nacional emancipador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aponte sua câmera

ou

Chave: brindependentetube@gmail.com

Assine nossa Newsletter!

Cadastre-se agora e receba nossas novidadesx

Assine nossa Newsletter!

Cadastre-se agora e receba nossas novidades

Sair da versão mobile