Share This Article
Antonio Neto, presidente da CSB e pré-candidato a deputado federal pelo PDT em São Paulo, desembarcou no último sábado (04) em Genebra, na Suíça, onde atende a 110 Conferência da Organização Internacional do Trabalho, órgão da ONU, como chefe da delegação brasileira de trabalhadores.
No local, Neto irá propor a instauração de um comitê tripartite formado por trabalhadores, empresários e governos para que se discuta a criação de uma convenção internacional do trabalho para garantir direitos e regulamentar a atuação de empresas e trabalhadores no setor.
Segundo o documento a tecnologia digital criou novos desafios para a aplicação coletiva de proteções trabalhistas. As plataformas de trabalho digital fornecem novas fontes de renda para muitos trabalhadores em diferentes partes do mundo, mas a natureza dispersa do trabalho em jurisdições internacionais dificulta o monitoramento da conformidade com as leis trabalhistas aplicáveis. O trabalho às vezes é mal remunerado, muitas vezes abaixo do salário mínimo vigente e não existem mecanismos oficiais para lidar com o tratamento injusto. Como esperamos que essa forma de trabalho se expanda no futuro recomendamos o desenvolvimento de um sistema de Governança internacional para plataformas de trabalho digital que definam e exijam que as plataformas (e seus clientes) respeitem certos direitos e proteções mínimos.
O discurso de Antonio Neto e a protocolação do documento pedindo a instauração do processo ocorre nesta terça-feira (07) às 10 horas (horário de Brasília) e pode ser acompanhado pelas redes sociais do sindicalista clicando aqui.
Foto: Divulgação/Ifood
Leia também
Com 12,5%, Daciolo encosta em Romário na disputa pelo Senado