Share This Article
A Luta pela desoneração
As últimas semanas foram de muita discussão no Congresso Nacional, em razão da ação judicial que o Governo Federal ajuizou para suspender a desoneração da folha de pagamento de 17 setores da economia. O governo insistia em acabar com a desoneração já esse ano, mas os líderes do Congresso, até mesmo da base do governo, alertaram o presidente Lula que este seria um caminho sem volta e poderia abalar de vez a relação do Congresso com o Governo.
Meia volta, volver
Diante da posição dos líderes no Congresso, Lula mandou o ministro Haddad discutir com os setores envolvidos e com o Congresso até que se achasse uma solução e foi o que aconteceu: a desoneração será mantida para o ano de 2024. Segundo parlamentares, o mandado de segurança ajuizado pelo Sindicato de TI de São Paulo (Sindpd-SP) foi importante para demonstrar ao governo que os trabalhadores também apoiavam a desoneração da folha. O setor de TI, vale dizer, está inserindo dentro dos setores beneficiados pela desoneração.
LEIA: PDT de Ciro Gomes terá Congresso para “atualizar trabalhismo”
Janja, a criticada
Diversos parlamentares, inclusive do PT, criticaram a forma com a primeira-dama Janja está conduzindo suas redes sociais durante a tragédia que vem abalando o Rio Grande do Sul e todo Brasil. Ela já não é muito querida no mundo político e tais atitudes a queimam ainda mais.
Virou chacota
O senador Jorge Seif (PL/SC) virou chacota entre os senadores por ter subido a tribuna do Senado para pedir desculpas por ter ido no show da Madonna. Para piorar a situação, ele ainda abriu uma “live” no Instagram com o mesmo pedido e claramente não estava bem.
Mais uma pizza?
Ninguém em Brasília ou no mundo do futebol acredita que a CPI da Manipulação de Jogos e Apostas Esportivas vai resultar em algo. Nos bastidores, os parlamentares dizem que é apenas uma CPI para o Senador Jorge Kajuru se manter em evidência.
Luto na Alesp
Nesta semana, as atividades legislativas na Alesp foram suspensas na quarta e quinta-feira em razão do falecimento do ex-deputado Antonio Mentor.
Quem será o Vice de Nunes?
Apesar de diversos nomes serem apontados como o possível candidato a vice-prefeito de Ricardo Nunes, ele já tem o seu preferido: Aldo Rebelo. Pesa contra ele a filiação ao MDB, mesmo partido de Nunes. Caso não seja Aldo oescolhido, a aposta é no nome da vereadora Sonaira, que é do PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Frase da Semana
“Eu vim comunicar ao presidente Pacheco, que nós vamos aceitar a contraproposta dos setores. Fica até 2028, a desoneração da folha do 13º” – Fernando Haddad, ministro da Fazenda
É isso, gente, até a próxima semana!
Por Demérito Mal Amado
(Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil)