Share This Article
Partido expulsa vereador que ofendeu baianos – O Patriota decidiu expulsar o vereador Sandro Fantinel após o parlamentar fazer um discurso de conteúdo xenofóbico contra nordestinos no plenário da Câmara Municipal de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul.
Nesta quarta-feira (01), uma jornalista da Bahia respondeu as declarações preconceituosas. “Não nos deitamos para senhores do engenho”, disse em vídeo que viralizou (assista aqui).
Na ocasião, o vereador disse que os baianos “vivem na praia, tocando tambor” e, por isso, “era normal que se fosse ter esse tipo de problema”, em referência aos funcionários de vinícolas resgatados no Rio Grande do Sul em condições análogas à escravidão.
“Não contratem mais aquela gente lá de cima. Conversem comigo, vamos criar uma linha e vamos contratar os argentinos. Porque todos os agricultores que têm argentinos trabalhando hoje só batem palma. São limpos, trabalhadores, corretos, cumprem o horário, mantêm a casa limpa e no dia de ir embora ainda agradecem o patrão pelo serviço prestado e pelo dinheiro que receberam.”
ESPETÁCULO DE HORRORES
O vereador bolsonarista Sandro Fantinel, de Caxias do Sul, criticou a ação contra o trabalho escravo na vinícolas do RS, defendendo a que se contrate apenas argentinos e não 'baianos'.
"A única cultura que eles têm é viver na praia tocando tambor". pic.twitter.com/vrag4yP5T0
— BRI – Brasil Independente 📰🇧🇷 (@obrindependente) February 28, 2023
Expulso
A direção nacional do Patriota repudiou o discurso do parlamentar.
“(Discurso) está maculado por grave desrespeito a princípios e direitos constitucionalmente assegurados à dignidade humana, à igualdade, ao decoro, à ordem, ao trabalho, já que se referem de forma vil a seres humanos tristemente encontrados em situação degradante”.
A sigla acrescenta que não há mais possibilidade de Sandro Fantinel continuar no partido.
“Esta situação torna inconciliável sua permanência nas fileiras do Patriota, partido que prima pelo respeito às leis, à vida e à equidade”.
(Com informações de O Globo)
(Foto: Reprodução)