Share This Article
Patrimônio da Safra é disputado na justiça – Deserdado pelo pai, o bilionário Alberto Safra entrou com um processo contra sua mãe e dois irmãos nesta segunda-feira (6) na Suprema Corte de Nova Iorque pelos negócios da família.
Alberto é filho do banqueiro Joseph Safra, que morreu em 2020.
Dívida bilionária da Oi pode gerar intervenção da Anatel; saiba
De acordo com a Reuters, Alberto acusa a mãe, Vicky Safra, e os irmãos David e Jacob de tentarem expulsá-lo da holding do Safra National Bank diluindo propositalmente suas ações da instituição financeira.
O processo afirma que Vicky e os irmãos cometeram improbidade corporativa para prejudicar os interesses de Alberto
“Em razão de atos ilegais e agressivos praticados por seus irmãos, Alberto Safra não teve alternativa senão ingressar com ação judicial para proteger os seus direitos”, diz nota divulgada pelo autor da ação.
Deserdado
Já o restante da família nega a acusação e diz que Alberto “atentou contra o pai em vida” e o faz novamente agora ao entrar com o processo.
Segundo a nota da família, Alberto foi deserdado ao abrir um negócio concorrente ao Safra quando recebeu uma antecipação da herança, indo contra o pedido do pai que não usasse o recurso para isso, e ainda tentou levar executivos do banco para sua nova empresa.
“Nessa ocasião Sr. Joseph conversou com diversos executivos solicitando que não acompanhassem Alberto em sua empreitada, já que se tratava de uma afronta a ele próprio. Após diversas recusas de Alberto de mudar seus planos, Sr. Joseph o deserdou e tomou medidas naquele momento.”
Alberto renunciou ao conselho de administração do Safra em novembro de 2019, após uma disputa com David.
Em 2021, após a morte de Joseph, a família tentou chegar a um acordo sobre o testamento do pai e evitar litígios sobre a fortuna de quase 15 bilhões de dólares.
“Agora Alberto promove disputa contra toda a família, dizendo que o pai não teria motivos para fazer o que fez [deserdá-lo no testamento], alegando tratar-se de uma conspiração para prejudicá-lo”, afirma a nota da família.
(Com informações de Folha de S. Paulo)
(Foto: Reprodução)