Share This Article
Paulo ‘Galo’ é suspeito de incendiar Borba Gato – Folha de S. Paulo – O paulistano Paulo Roberto da Silva Lima, conhecido também como “Paulo Galo”, deve se apresentar nesta quarta-feira (28) no 11º Distrito Policial de Santo Amaro, que investiga o incêndio contra a estátua de Borba Gato, em SP.
Entregador de aplicativos, Paulo está sendo investigado por supostamente participar do ato. Ele é integrante do movimento Revolução Periférica.
“Ele vai se apresentar e dar a versão dele dos fatos, bem como explicar suas motivações”, afirma o advogado André Lozano Andrade.
A polícia já tinha indiciado Thiago Viera Zem, dono do caminhão que foi usado para o transporte de pessoas e pneus até o monumento de Borba Gato.
NOTA À IMPRENSA
Conhecido como “Galo”, Paulo Lima se apresentará amanhã, quarta-feira (28), ao 11º Distrito Policial de Santo Amaro, em São Paulo, que investiga o incêndio contra a estátua de Borba Gato ocorrido no último sábado. ⤵️
— Galo | #GaloeBiuLivres (@galodeluta) July 28, 2021
OUTRAS NOTÍCIAS:
Na petição em que declara que Paulo Lima quer colaborar com as investigações, a defesa afirma já er tomado conhecimento da existência de representação pela expedição de um mandado de prisão contra ele.
Os advogados pedem acesso ao inquérito para poder exercer o direito de defesa. E afirmam que, mesmo ciente do risco de prisão, o entregador “não irá se furtar de seu dever cívico frente à autoridade policial e o poder Judiciário”.
Policiais militares e bombeiros chegaram na sequência, controlaram as chamas e liberaram o tráfego. O ato terminou sem feridos nem detidos.
Em um vídeo postado nas rede sociais no dia 14 de julho, um dos integrantes do grupo afirmava que Borba Gato contribuiu ativamente para o genocídio da população indígena.
OUTRAS NOTÍCIAS:
LEIA: Freixo crava Ciro e Lula no 2º turno: “1ª vez que concordo com Bolsonaro”
LEIA: Dirigente do PDT faz pedido de casamento durante protesto no RJ e emociona
LEIA: PDT leva líderes trabalhistas à Av Paulista
Na sexta-feira (23), um dia antes do incêndio, o grupo tinha publicado outro vídeo no qual alguns de seus membros apareciam colando cartazes pelas ruas da cidade com a frase “Você sabe quem foi Borba Gato?”.
O advogado criminalista Conrado Gontijo, doutor em direito penal pela USP, afirmou à Folha que a atitude de atear fogo ao monumento pode ser reprimida criminalmente, pois há crime de dano contra o bem público praticado por meio de materiais inflamáveis. E essa atitude, diz ele, “não está abrangida pelo direito de liberdade de expressão”.
Gontijo afirma que, mesmo considerando inaceitável as homenagens a pessoas que apoiaram e executaram atos que contribuíram para o extermínio indígena e para a escravidão, o monumento é protegido pela lei penal.
OUTRAS NOTÍCIAS:
LEIA: Bolsonaro: “Se direita bater muito, vai ter que escolher entre Lula e Ciro”
LEIA: Bolsonaro se encontra com neta de ministro de Hitler, extremista alemã
LEIA: Opinião: ‘Matéria de El País sobre estátua de Borba Gato violenta nossa história’
ESPECIAL CONGRESSO CSB:
Ciro Gomes na CSB: “30 anos de neoliberalismo produziram esse Brasil trágico”O pré-candidato à presidência Ciro Gomes (PDT) disse nesta sexta-feira (23), ao abrir o 3º Congresso da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), que “30 anos de neoliberalismo produziram esse Brasil trágico”. O 3º Congresso da Central dos Sindicatos Brasileiros conta com o apoio do Brasil Independente.
Leia a matéria completa aqui.
Vídeo: Eduardo Moreira dá ‘aula’ sobre neoliberalismo na CSB
Durante o painel ‘A revogação da destruição neoliberal’ do 3º Congresso da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), o engenheiro e criador do movimento “Somos 70%” Eduardo Moreira deu uma verdadeira ‘aula’ sobre a ‘lógica neoliberal’.
Leia a matéria completa aqui.
Elias Jabbour na CSB: ‘Biden é resposta dos EUA ao desafio chinês’
O economista Elias Jabbour, professor de pós-graduação em ciências econômicas e relações internacionais da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), disse que a eleição de Joe Biden nos EUA é uma ‘resposta dos EUA ao desafio chinês’.
Leia a matéria completa aqui.
Nelson Marconi no Congresso da CSB: “Gerar emprego é o ponto principal”
Economista da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Nelson Marconi elegeu a geração de emprego como o ‘ponto principal’ de um processo de recuperação econômica do Brasil durante o 3º Congresso da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), que ocorre neste momento e está sendo transmitido ao vivo.
Leia a matéria completa aqui.
Veja mais notícias no BRI.