Categorias
Política

Paulo ‘Galo’ é suspeito de incendiar Borba Gato; entregador se apresenta

Paulo ‘Galo’ é suspeito de incendiar Borba GatoFolha de S. Paulo – O paulistano Paulo Roberto da Silva Lima, conhecido também como “Paulo Galo”, deve se apresentar nesta quarta-feira (28) no 11º Distrito Policial de Santo Amaro, que investiga o incêndio contra a estátua de Borba Gato, em SP.

Entregador de aplicativos, Paulo está sendo investigado por supostamente participar do ato. Ele é integrante do movimento Revolução Periférica.

“Ele vai se apresentar e dar a versão dele dos fatos, bem como explicar suas motivações”, afirma o advogado André Lozano Andrade.

A polícia já tinha indiciado Thiago Viera Zem, dono do caminhão que foi usado para o transporte de pessoas e pneus até o monumento de Borba Gato.

OUTRAS NOTÍCIAS:

Na petição em que declara que Paulo Lima quer colaborar com as investigações, a defesa afirma já er tomado conhecimento da existência de representação pela expedição de um mandado de prisão contra ele.

Os advogados pedem acesso ao inquérito para poder exercer o direito de defesa. E afirmam que, mesmo ciente do risco de prisão, o entregador “não irá se furtar de seu dever cívico frente à autoridade policial e o poder Judiciário”.

Policiais militares e bombeiros chegaram na sequência, controlaram as chamas e liberaram o tráfego. O ato terminou sem feridos nem detidos.

Em um vídeo postado nas rede sociais no dia 14 de julho, um dos integrantes do grupo afirmava que Borba Gato contribuiu ativamente para o genocídio da população indígena.

OUTRAS NOTÍCIAS:

LEIA: Freixo crava Ciro e Lula no 2º turno: “1ª vez que concordo com Bolsonaro”
LEIA: Dirigente do PDT faz pedido de casamento durante protesto no RJ e emociona
LEIA: PDT leva líderes trabalhistas à Av Paulista

​Na sexta-feira (23), um dia antes do incêndio, o grupo tinha publicado outro vídeo no qual alguns de seus membros apareciam colando cartazes pelas ruas da cidade com a frase “Você sabe quem foi Borba Gato?”.

O advogado criminalista Conrado Gontijo, doutor em direito penal pela USP, afirmou à Folha que a atitude de atear fogo ao monumento pode ser reprimida criminalmente, pois há crime de dano contra o bem público praticado por meio de materiais inflamáveis. E essa atitude, diz ele, “não está abrangida pelo direito de liberdade de expressão”.

Gontijo afirma que, mesmo considerando inaceitável as homenagens a pessoas que apoiaram e executaram atos que contribuíram para o extermínio indígena e para a escravidão, o monumento é protegido pela lei penal.​

OUTRAS NOTÍCIAS:

LEIA: Bolsonaro: “Se direita bater muito, vai ter que escolher entre Lula e Ciro”
LEIA: Bolsonaro se encontra com neta de ministro de Hitler, extremista alemã
LEIA: Opinião: ‘Matéria de El País sobre estátua de Borba Gato violenta nossa história’

ESPECIAL CONGRESSO CSB:

Ciro Gomes na CSB: “30 anos de neoliberalismo produziram esse Brasil trágico”O pré-candidato à presidência Ciro Gomes (PDT) disse nesta sexta-feira (23), ao abrir o 3º Congresso da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), que “30 anos de neoliberalismo produziram esse Brasil trágico”. O 3º Congresso da Central dos Sindicatos Brasileiros conta com o apoio do Brasil Independente.

Leia a matéria completa aqui.

Vídeo: Eduardo Moreira dá ‘aula’ sobre neoliberalismo na CSB

Durante o painel ‘A revogação da destruição neoliberal’ do 3º Congresso da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), o engenheiro e criador do movimento “Somos 70%” Eduardo Moreira deu uma verdadeira ‘aula’ sobre a ‘lógica neoliberal’.

Leia a matéria completa aqui.

Elias Jabbour na CSB: ‘Biden é resposta dos EUA ao desafio chinês’

O economista Elias Jabbour, professor de pós-graduação em ciências econômicas e relações internacionais da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), disse que a eleição de Joe Biden nos EUA é uma ‘resposta dos EUA ao desafio chinês’.

Leia a matéria completa aqui.

Nelson Marconi no Congresso da CSB: “Gerar emprego é o ponto principal”

Economista da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Nelson Marconi elegeu a geração de emprego como o ‘ponto principal’ de um processo de recuperação econômica do Brasil durante o 3º Congresso da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), que ocorre neste momento e está sendo transmitido ao vivo.

Leia a matéria completa aqui.

Veja mais notícias no BRI.

Por Redação

O Brasil Independente é um veículo jornalístico que tem como valores a defesa da soberania e de um projeto nacional emancipador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aponte sua câmera

ou

Chave: brindependentetube@gmail.com

Assine nossa Newsletter!

Cadastre-se agora e receba nossas novidadesx

Assine nossa Newsletter!

Cadastre-se agora e receba nossas novidades

Sair da versão mobile