Categorias
Política

PDT aciona Ministério Público contra atos golpistas no 7/9

PDT aciona Ministério Público contra atos golpistas Folha de S. Paulo – O PDT encaminhou representações a Ministérios Públicos estaduais solicitando a instauração de inquéritos que apurem a politização dos oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros nos estados.

A legenda também solicitou medidas judiciais contra a realização de manifestações coletivas de PMs e bombeiros no dia 7 de setembro, quando estão previstos atos de apoio ao governo Jair Bolsonaro.

“Não se trata de meros casos isolados de organização política, mas de uma articulação ampla e nacionalizada, em todas as regiões do país, com o fito de mobilizar contingentes militares para sair às ruas contra as instituições democráticas”, afirma o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, em ofício.

A indisciplina de polícias é um dos maiores temores de governadores, que já viram o presidente Jair Bolsonaro dar apoio a amotinados na PM do Ceará e policiais atacarem sem ordem manifestantes contrários ao presidente em Recife.

OUTRAS NOTÍCIAS:
LEIA: Martha Rocha sobre eleições do RJ: “O momento é de Rodrigo Neves”
LEIA: UOL: Áudios sobre Caboclo mostram casos de assédio e propina na CBF
LEIA: CCJ do Senado aprova recondução de Aras à PGR após discurso ‘isento’
LEIA: Ciro Gomes responde Haddad: ‘Puxa-saco eu entendo, só não respeito’
LEIA: Thiago Manga: “Bolsonaro ‘vai pro pau’ e precisa ser impedido”

“Omitindo-se os órgãos de controle diante de um contexto de alerta nacional e deterioração das instituições, está-se a assumir o risco de permitir, no próximo dia 7 de setembro, uma manifestação coletiva e antidemocrática de militares, que marcharão ao lado da militância que pede, justamente, uma intervenção militar no país”, diz o PDT nas representações.

Em reunião do Fórum dos Governadores na segunda-feira (23), o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), alertou seus colegas sobre o risco de infiltração bolsonarista nas polícias estaduais.

Doria comentava e defendia o afastamento do coronel Aleksandro Lacerda, comandante de sete batalhões de Polícia Militar do interior paulista, que no fim de semana fez postagens convocando amigos para o ato bolsonarista que foi marcado pelo presidente para o 7 de Setembro.

O policial atacou o STF (Supremo Tribunal Federal), o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), e chegou a chamar Doria de “cepa indiana”.

O governador do Maranhão, Flávio Dino, endossou as afirmações de Doria e disse que os governadores precisam manter as polícias dentro da legalidade.

Veja a representação do PDT, na íntegra, aqui.

OUTRAS NOTÍCIAS:
LEIA: Paulo Paim detona MP 1045: “Trabalhadores sob o fogo do dragão”
LEIA: “Nunca estivemos tão perto de motim bolsonarista na PM”, diz especialista
ASSISTA: Vídeo: Youtuber indígena ex-bolsonarista desabafa; “Como fui otária!”
LEIA: Hamilton Mourão critica protesto de 7 de setembro: ‘Fogo de palha’

Impeachment? 6 em cada 10 brasileiros desaprovam governo Bolsonaro

Com as crescentes manifestações pedindo o impeachment do presidente Jair Bolsonaro, pesquisa XP/IPESPE divulgada nesta terça-feira (17) aponta que 63% dos brasileiros desaprovam o governo Bolsonaro.

Leia a matéria completa aqui.

Ciro Gomes no Canal Livre: ‘Bolsonaro não disputará em 2022’

O Canal Livre deste domingo (15)  recebeu o ex-governador do Ceará e ex-ministro Ciro Gomes. Candidato à presidência da República pela quarta vez, ele analisou o atual momento do país e revelou seus planos políticos para a disputa eleitoral de 2022.

Leia a matéria completa aqui.

Segundo informação da colunista Malu Gaspar em O Globo, está rolando um flerte entre o deputado Marcelo Freixo (PSB-RJ) e algumas das principais lideranças do PP nacional e do Rio de Janeiro.

Leia a matéria completa aqui.

OUTRAS NOTÍCIAS:
LEIA: Veneno de cobra brasileira inibe covid em 75%, dizem pesquisadores
LEIA: Ivo Gomes após encontro de Cid e Lula: ‘Todo cuidado com a carteira’
LEIA: Ministro diz que é ‘impossível’ conviver com crianças com deficiência grave
LEIA: Amado Batista convoca para ato bolsonarista no 7 de setembro

Veja mais notícias no BRI.

Por Redação

O Brasil Independente é um veículo jornalístico que tem como valores a defesa da soberania e de um projeto nacional emancipador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aponte sua câmera

ou

Chave: brindependentetube@gmail.com

Assine nossa Newsletter!

Cadastre-se agora e receba nossas novidadesx

Assine nossa Newsletter!

Cadastre-se agora e receba nossas novidades

Sair da versão mobile