Share This Article
PDT adia ato com Datena – O PDT e o jornalista José Luiz Datena decidiram adiar o evento que marcaria o lançamento de sua pré-candidatura a prefeito de São Paulo em 2024, pelo partido trabalhista.
O evento estava agendado para esta sexta-feira (30) e simbolizaria a filiação de Datena ao partido de Ciro Gomes, funcionando como uma largada de sua pré-candidatura à prefeitura da maior cidade do país.
Após a informação ser publicada na imprensa, o interesse em comparecer ao evento – marcado para a sede do PDT em São Paulo – cresceu nas redes sociais e nas ruas da capital.
A tendência é que um novo ato seja marcado em um local que possa receber um maior público, entre militantes e lideranças do partido, além de eleitores de Datena.
“Não posso queimar etapa, não posso correr o risco de desistir de novo. Não adianta me pré-candidatar e desistir”, pondera Datena.
Em fevereiro, uma pesquisa do Paraná Pesquisa colocou Datena e Boulos em empate técnico, na primeira colocação, com 24,3% e 26,3% das intenções de voto dos paulistanos, respectivamente.
Na sigla, Datena é dado como nome certo na disputa pela prefeitura de São Paulo em 2024.
“Estamos nos organizando em São Paulo para termos o primeiro prefeito trabalhista da história, comprometido com as causas populares e priorizando a educação em tempo integral para nossas crianças”, afirmou Carlos Lupi, presidente nacional do PDT e ministro da Previdência, à Folha.
Lupi reitera que Datena tem ligação grande com a população mais pobre da cidade e crê que sua candidatura vai ajudar o PDT a se fortalecer. Presidente municipal do PDT paulistano, Antonio Neto diz que com Datena a sigla vai “jogar a série A”.
“A candidatura do Datena seria uma grande alegria, uma honra para o PDT. É um líder popular que tem uma grande empatia pelas dores do nosso povo e uma genuína vocação de trabalhar em prol de quem mais precisa”, diz Neto.
Potencial eleitoral grande
O PDT, com o próprio Antonio Neto, disputou a eleição de 2020 ocupando a vice de Márcio França (PSB), conquistando cerca de 700 mil votos. A chapa ficou em terceiro lugar, com Boulos indo ao segundo turno e sendo derrotado por Bruno Covas (que morreu em 2021 e deixou a cadeira para Nunes).
Agora em um partido de centro-esquerda, que integra a base de sustentação do governo Lula, Datena diz que será diferente. Datena já desistiu de outras candidaturas nos últimos anos, mas desta vez sinalizou a integrantes do PDT que irá até o fim, o que tem empolgado a legenda do ex-ministro Ciro Gomes.
“O ministro Lupi é um cara de palavra. Até agora, estamos juntos. Se não houver traição, e se for escolhido, serei candidato”, diz o comunicador. “Gostaria muito de ser, mas não depende só de mim”.
O apresentador se vê como um candidato “competitivo” à Prefeitura de São Paulo. A corrida pela prefeitura de SP já conta com o candidato à reeleição Ricardo Nunes (MDB) e com os deputados federais Guilherme Boulos (PSOL) e Tabata Amaral (PSB).
Datena pode atrair eleitores de todos os espectros políticos e estrategistas avaliam que seu estilo popular e combativo pode causar impacto nos eleitores indecisos, que atualmente ainda são maioria na capital.
(Com informações de Folha de S. Paulo e UOL)
(Foto: Divulgação/Band)