Categorias
Política

PDT convida Datena para disputar governo de SP ou ser vice de Ciro

PDT convida DatenaFolha de S. Paulo – Lançado pelo PSL como pré-candidato à Presidência, o apresentador José Luiz Datena recebeu convite para se filiar ao PDT. A legenda oferece ao jornalista a opção de se candidatar a vice de Ciro Gomes (CE).

O jornalista afirmou estar “analisando de fato” a proposta. Ao jornal Folha de S. Paulo, o presidente do PDT Carlos Lupi contou que também há a possibilidade de Datena ser lançado a governador ou senador.

“Vamos avaliar em pesquisa as três opções: vice-presidente, governador ou senador por São Paulo” – Carlos Lupi, presidente do PDT

O apresentador da Band se filiou ao PSL em julho. A sigla, porém, está prestes a concluir fusão com DEM, que pretende colocar o nome do ex-ministro Luiz Henrique Mandetta (Saúde) como pré-candidato.

Por essa razão, disse Datena, ele decidiu manter conversas com outros atores políticos.

“Eu acho que todo mundo está conversando com todo mundo. Eu sou novo nesse negócio de política, e nas outras vezes que tentei entrar na política comecei a entender o método das pessoas”, disse Datena.

“Duvido que o PSL não esteja conversando com outros candidatos e também não sei o que vai resultar dessa fusão do DEM. Então, estou ouvindo as pessoas, e o Ciro é um cara de quem gosto muito” – José Luiz Datena

OUTRAS NOTÍCIAS:
LEIA: 50 anos da morte de Lamarca: Bolsonaro mente sobre ter ‘caçado’ guerrilheiro
LEIA: Ciro, Alckmin, Dino, Kim, Boulos; Congresso da CSB ensaia Frente Ampla contra Bolsonaro
LEIA: Datafolha: Ciro Gomes mantém aproximação a Bolsonaro e chega a 12%
LEIA: PF faz busca e apreensão na Precisa, empresa na mira da CPI da Covid

A hipótese de ele ser vice de Ciro foi ventilada em agosto. À época, ambos refutaram a possibilidade. Agora, no entanto, o chamado foi oficializado.

“Tenho muita afinidade com o Ciro, e ele é um cara que eu respeito e gosto muito. Essa aproximação tem suas diferenças, mas é ideologicamente parecida. Ele é um cara honesto, decente, não é inviável [aceitar o convite]”, disse Datena. “Respeito o Mandetta, mas o Ciro para mim é melhor que ele.” – José Luiz Datena

O apresentador ainda afirmou que a decisão sobre o cargo ao qual se candidatará vai depender da performance em pesquisas eleitorais.

Pesquisa Datafolha desta semana aponta Ciro com 9% e 12% em dois dois cenários para a eleição presidencial de 2022, em ambos atrás do ex-presidente Lula (PT), que lidera, e de Bolsonaro (sem partido), que aparece em segundo lugar nas intenções de voto.

O presidente do PDT disse que, caso Datena se filie ao partido, qualquer decisão será tomada em conjunto e baseada em pesquisas qualitativas e quantitativas.

“Tem prestígio popular no maior estado da federação, São Paulo. É nome conhecido nacionalmente, e amigo do Ciro há muitos anos”, afirmou Lupi sobre o convite feito ao apresentador.

A ideia de convidar Datena tem como objetivo fortalecer a candidatura de Ciro com um nome de forte apelo popular. Apesar de diversos partidos tentarem lançar nomes para concorrer com uma terceira via à polarização Lula-Bolsonaro, nenhum nome alternativo colocado no tabuleiro ainda de fato decolou.

OUTRAS NOTÍCIAS:
ASSISTA: Vídeo: Deputado reclama de Arthur Lira e solta; “Que filho da p…”
LEIA: Ciro Gomes e Mandetta ensaiam chapa para as eleições de 2022
LEIA: Moraes a Temer: Provas contra Bolsonaro são “muito contundentes”
LEIA: CPI da Covid convoca ex-mulher de Bolsonaro, Ana Cristina Valle

No PSDB, João Doria e Eduardo Leite vão disputar as prévias da legenda. Já o MDB articula lançar o nome da senadora Simone Tebet (MDB-MS) como pré-candidata.

O ex-juiz Sergio Moro ainda é citado por partidos como uma opção de terceira via, embora o ex-ministro da Justiça, que deixou a Lava Jato para integrar o governo Bolsonaro, não confirme essa intenção.

Há ainda o senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE), que afirmou a intenção de disputar a Presidência neste mês.

A meta de dirigentes partidários de siglas de centro e centro-direita é testar os nomes colocados até afunilar a decisão em torno de um candidato que esteja mais competitivo em 2022 para tentar fazer frente a Lula e Bolsonaro.

Esta não é a primeira vez que Datena considera concorrer a um cargo eletivo na política. Até então, todas as vezes que esboçou disputar uma vaga acabou desistindo.

Em 2016, filiado ao PP, desistiu de tentar se tornar prefeito de São Paulo, quando Doria foi eleito em primeiro turno e derrotou o petista Fernando Haddad. Em 2018, Datena desistiu então de disputar o Senado pelo DEM 12 dias após anunciar a pré-candidatura.

Em 2020, filiado ao MDB, seria o vice na chapa encabeçada por Bruno Covas (PSDB), que foi eleito prefeito de São Paulo no pleito.

Além de conversar com o PDT, Datena também tem encontro marcado com os ex-governadores Geraldo Alckmin (PSDB) e Márcio França (PSB), que articulam chapa para concorrer novamente ao governo de São Paulo em 2022.

OUTRAS NOTÍCIAS:
LEIA: Ciro é elogiado em debate com juristas e empresários: “Visão estratégica”
LEIA: STF anula condenação de Cunha por Moro e envia ação para o RJ
LEIA: Lideranças de 18 partidos fazem ato pela democracia nesta quarta

RECEBA NO SEU CELULAR AS NOTÍCIAS MAIS IMPORTANTES DO DIA

Telegram: AQUI
Whatsapp: AQUI

OUTRAS NOTÍCIAS:
LEIA: STF cria precedente de que ‘rachadinha’ é motivo de inelegibilidade
LEIA: Do PCdoB, ex-ministro da Dilma detona PT após ‘boicote’ a ato
LEIA: Após críticas a PDT e PCdoB, PT e PSOL buscam centro e direita para atos
LEIA: Líder do PP reapresenta emenda eleitoral que tiraria Moro de 2022

Randolfe Rodrigues envia notícia-crime contra Bolsonaro ao STF

Vice-presidente da CPI da Covid, o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) ingressou com uma notícia-crime contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) no Supremo Tribunal Federal (STF) por conta das ações e dos discursos golpistas de Bolsonaro durante as manifestações do 7 de setembro ocorridas em Brasília e em São Paulo.

Leia a matéria completa aqui.

LEIA: Antonio Neto: “Porque decidi ir ao ato do 12 de setembro”
LEIA: Com exceção da CUT, centrais sindicais se juntam a atos pelo impeachment
ASSISTA: Vídeo: Homem filma bolsonaristas recebendo R$ 100 para ir ao 7/9
LEIA: STF avisa Zé Trovão: ‘Ou se entrega ou será preso e extraditado’
LEIA: Frente Ampla histórica exige impeachment de Bolsonaro nas ruas

O efeito colateral do golpismo de Jair Bolsonaro chegou rápido: Hamilton Mourão e Arthur Lira, ambos na linha de sucessão da Presidência, estão de antenas ligadas. Quem esteve com o vice diz que a paciência dele se esgotou e que ele estaria disposto a ir para o tudo ou nada contra Bolsonaro, mas sofre forte pressão do presidente.

Leia a matéria completa aqui.

LEIA: Esquerda e centrais sindicais aderem em peso ao ato; PT e CUT fora
LEIA: Temer diz que escreveu nota de Bolsonaro e mediou ligação a Moraes
LEIA: Deputado bolsonarista detona Bolsonaro: ‘Leão que não ruge vira gatinho’
LEIA: Receita Federal acusa Lula de sonegar impostos, diz revista
ASSISTA: Vídeo: Bolsonaristas inflam pênis gigante na Av Paulista, em SP

Veja mais notícias no BRI.

Por Redação

O Brasil Independente é um veículo jornalístico que tem como valores a defesa da soberania e de um projeto nacional emancipador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aponte sua câmera

ou

Chave: brindependentetube@gmail.com

Assine nossa Newsletter!

Cadastre-se agora e receba nossas novidadesx

Assine nossa Newsletter!

Cadastre-se agora e receba nossas novidades

Sair da versão mobile