Share This Article
Pix terá função de crédito – O Pix deve ganhar uma função de crédito ainda este ano, disse o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT) em encontro na Fiesp nesta segunda-feira (30). Possivelmente, “até o meio do ano”, disse Haddad.
Lula cria Conselho de Participação Social
“Em meados do ano, o Pix vai virar instrumento de crédito também, o que vai baratear muito o crédito no Brasil. Isso está na agenda do BC e vai ser lançado quem sabe no meio do ano”, contou.
No mesmo dia, o ministro teve uma reunião com presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, que pediu o andamento de algumas pautas que estão paradas devido a questões burocráticas no Executivo durante o governo Bolsonaro, segundo contou Haddad aos presentes.
“Às vezes um técnico deu um parecer desfavorável. (…) Ele estava cobrando diligência. Me comprometi com ele que em 15 dias vamos ter todas essas medidas na mão e encaminharemos ao Congresso depois de uma avaliação interna do Ministério da Fazenda.”
Missão dada
Ficou a cargo do secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Gabriel Galípolo, levantar “tudo o que ficou engavetado” para que, até março, esteja nas mãos da Casa Civil e do Congresso.
“Vamos abraçar a agenda de crédito. Houve avanços que precisam ser mencionados no sentido de aumentar a concorrência bancária, isso tem surtido efeito”, disse o ministro.
Haddad afirmou ser favorável à entrada de mais agentes no mercado de crédito no país como um meio de abaixar os juros.
De acordo com a última PEIC (Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor), 86,6% dos que se dizem endividados fecharam 2022 com valores a quitar com o cartão de crédito.
Soma-se a isso o fato de que a taxa média de juros cobradas pelos bancos nas operações com cartão de crédito no rotativo estava em 409,3% ao ano em dezembro de 2022, segundo informou o Banco Central.
Apenas em 2022, a taxa de juros na modalidade subiu 61,9%.
Ainda de acordo com o BC, metade das famílias brasileiras estão endividadas.
(Com informações do jornal O Globo)
(Foto: Montagem/Reprodução)