Categorias
Política

Plenário do STF analisará pedido do PDT para suspender leilão da Cedae

Ministro do STF, Gilmar Mendes abriu prazo para governo do estado, PGR e AGU se manifestarem sobre ADPF do PDT sobre a Cedae

STF vai analisar os argumentos feitos pelo PDT em defesa da Cedae permanecer com o estado do Rio / Foto: Divulgação

O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) analisará a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 841, do PDT, para suspender a privatização da Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae). A admissibilidade foi proferida pelo relator, ministro Gilmar Mendes, nesta segunda-feira (10).

Em decorrência das indicadas violações no leilão de concessão dos serviços de saneamento básico do saneamento básico e do abastecimento de água dos municípios da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, que foi realizado no último dia 30 de abril, na Bolsa de Valores de São Paulo (B3), o ministro também decidiu abrir prazos para manifestações das partes envolvidas, incluindo o governo do estado.

“Considerando a complexidade e importância da matéria em debate, entendo necessário ouvir as autoridades responsáveis pelos atos questionados, no prazo comum de 10 dias, bem como a Advocacia-Geral da União e a Procuradoria-Geral da República, sucessivamente, no prazo de 5 dias”, despachou.

Decorridos os períodos estabelecidos, Gilmar Mendes determinou que “voltem os autos conclusos, independentemente de manifestação, para análise do plenário”.

Sustentação

Na petição inicial, o partido alegou, entre os principais pontos, que o procedimento deflagrado pelo governador Cláudio Castro “foi realizado sem que fosse apresentada negociação coletiva ou sequer quaisquer informações de como se procederá o enxugamento dos quadros”.

“Depreende-se que um numerário significativo de trabalhadores foi lançado à própria sorte, pelo que restou vilipendiado preceito constitucional que impõe a proteção do trabalhador e o princípio do pleno emprego”, alegou o PDT.

Leia a íntegra da decisão do STF aqui.

Leia a petição do PDT aqui.

Sessão da CPI da Covid é suspensa após irritação com Wajngarten: “O senhor exagerou na mentira”

O presidente da CPI da Covid, senador Omar Aziz (PSD-AM), suspendeu a sessão da comissão após o relator Renan Calheiros (MDB-AL) se irritar com Fabio Wajngarten durante o seu depoimento: “O senhor exagerou na mentira”, disse Renan.

Leia a matéria completa aqui.

Vídeo: Ciro Gomes fala sobre rombo fiscal do Brasil com dívida galopante

O presidenciável Ciro Gomes (PDT) publicou um vídeo em suas redes sociais na manhã desta quarta-feira (12) onde trata do rombo fiscal do Brasil, que apresenta uma crescimento de dívida em ritmo galopante.

Leia a matéria completa aqui.

Aceno à Bolsonaro gera debandada no Partido da Mulher Brasileira rumo ao PDT

A tentativa de atrair Jair Bolsonaro por parte do Partido da Mulher Brasileira, que passou a se chamar Brasil 35 em abril, gerou debandada na direção paulista da sigla rumo ao PDT. Paulo Roberto, ex-presidente da Executiva municipal, calcula que cerca de 2.000 pessoas poderão se filiar ao Partido Democrático Trabalhista de São Paulo.

Leia a matéria completa aqui.

Segurança de bolsonarista que brigou no Pânico estava armado no palco

O segurança do empresário bolsonarista Tomé Abduch, que agrediu André Marinho, integrante do Pânico, durante o programa na Jovem Pan, estava armado no palco durante a briga.

Leia a matéria completa aqui.

Após processar Ciro, ‘império’ de Eunício de Oliveira no Ceará desmoronou

Após processar Ciro Gomes (PDT), em 2014, por ser chamado de corrupto pelo hoje presidenciável pedetista, o ‘império’ de Eunício de Oliveira (MDB-CE) no Ceará desmoronou, com derrotas políticas e eleitorais em sequência, nos últimos sete anos.

Leia a matéria completa aqui.

PF pede ao STF para investigar Toffoli por suposta venda de decisões, diz jornal

A Polícia Federal (PF) encaminhou ao Supremo Tribunal Federal (STF) um pedido de abertura de inquérito para investigar supostos repasses ilegais ao ministro Dias Toffoli.

Leia a matéria completa aqui.

Veja mais notícias no BRI.

Por Redação

O Brasil Independente é um veículo jornalístico que tem como valores a defesa da soberania e de um projeto nacional emancipador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aponte sua câmera

ou

Chave: brindependentetube@gmail.com

Assine nossa Newsletter!

Cadastre-se agora e receba nossas novidadesx

Assine nossa Newsletter!

Cadastre-se agora e receba nossas novidades

Sair da versão mobile