Compartilhe-nos
Ataques em escolas – As polícias civis de cinco estados fizeram na manhã desta quarta-feira (19) uma operação para cumprir dez mandados de internação provisória de adolescentes suspeitos de planejar ataques em escolas.
De acordo com o Ministério Público, os menores estavam combinando possíveis ataques em uma plataforma na internet.
Gravações mostram suposta omissão do GSI nos atos golpistas de 8/1
“Operação Escola Segura cumprindo mandados hoje em 5 Estados. Agradeço às polícias civis que estão atuando em rede com o Ministério da Justiça, para que tenhamos maior eficácia nas ações preventivas e repressivas”, disse o ministro da Justiça, Flávio Dino, em seu Twitter.
Os dez mandados de internação estão sendo cumpridos em Blumenau (SC), São Paulo (SP), Itapira (SP), São José dos Campos (SP), Salto (SP), Barra Mansa (RJ), Duque de Caxias (RJ), São Gonçalo (RJ), Curitiba (PR), Guaíra (PR) e Recife (PE).
Além deles, as polícias cumprem 13 mandados de busca e apreensão e 11 mandados de afastamento de sigilo de adolescentes. Os suspeitos são investigados por infrações de ameaça, incitação ao crime, apologia ao crime e associação criminosa.
“Realizamos uma operação integrada porque identificamos uma articulação especulando ataques em escola. Então, temos que usar inteligência policial e dimensão pedagógica”, explicou o ministro.
Nesta terça-feira (18), o Ministério da Justiça divulgou um balanço da operação de prevenção contra a violência nas escolas, iniciada após o ataque a uma creche em Blumenau (SC).
De acordo com Dino, as ações já prenderam ou apreenderam 225 pessoas.
O autor do ataque à creche em Blumenau foi denunciado pelo Ministério Público e está preso preventivamente por quatro acusações de homicídio e cinco tentativas de homicídio.
O delegado responsável pela investigação contou que o homem afirmou que não se arrependia de ter matado as quatro crianças com idades de 4 a 7 anos e que “faria de novo”.
Questionado sobre por que atacou crianças, ele teria dito que “elas correm devagar e ele teria condições de alcançá-las”, relatou o delegado Ronnie Esteves, coordenador da Divisão de Investigação Criminal (DIC) de Blumenau.
(Com informações de UOL e Terra)
(Foto: MPSC/Divulgação)
BRI Sem Papas
Nesta terça-feira (18), o “BRI Sem Papas” debateu a viagem do presidente Lula (PT) à China e a denúncia contra o senador Sergio Moro (União Brasil-PR) no Brasil.
Além disso, o recuo do governo na taxação da compras online de até 50 dólares, a volta de Ciro Gomes (PDT) ao cenário político e a epidemia de ataques em escolas brasileiras foram objeto de debate.
Assista e se inscreva na canal do BRI no Youtube:
O “BRI Sem Papas” é um programa opinativo do Brasil Independente, transmitido ao vivo, toda terça, às 20h, pelo canal do BRI no Youtube.
O programa é comandado pelo Diretor de Redação do BRI, Thiago Manga, tendo como companheiro e fiel escudeiro o jornalista e músico Renato Zaccaro.