Share This Article
Potencial de voto de Ciro Gomes – O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) encontra em alguns números motivos para manter o otimismo na corrida eleitoral, principalmente aqueles relacionados ao seu potencial de voto.
Em pesquisa do Ipespe, o presidenciável aparece na frente do presidente Jair Bolsonaro no quesito, com 49% contra 34%.
Ao Ipespe, 13% declararam que votariam com certeza em Ciro Gomes e 36% que poderiam votar nele. No caso de Bolsonaro, foram 26% e 8%.
Já de acordo com pesquisa Quaest, o pedetista está ‘colado’ no presidente Jair Bolsonaro (PL) na mesma simulação.
O levantamento revelou que 4% dos entrevistados conhecem e votariam no pedetista e outros 24% conhecem e poderiam votar nele, o que dá um potencial de voto de 28%.
No caso do presidente, os percentuais foram, respectivamente, de 18% e 13% — total, de 31%.
O desafio para o ex-governador é que seu potencial de voto é majoritariamente formado por quem pode votar nele, e não por quem com certeza votará nele, como ocorre com Bolsonaro.
Se quiser avançar, Ciro Gomes terá de converter o eleitor em potencial em eleitor decidido.
‘Reacts’ de Ciro viralizam
O pré-candidato à presidência do PDT acertou em cheio quando decidiu promover ‘reacts’, vídeos que mostram suas reações a falas de adversários políticos.
A iniciativa foi um sucesso de audiência e desde o final de janeiro, quando Ciro começou a gravá-los, eles tiveram mais de 12 milhões de visualizações.
O primeiro ‘homenageado’ foi Sergio Moro (Podemos). Em seguida, o pedetista mirou no presidente Jair Bolsonaro (PL).
No último ‘react’ do ex-ministro, foi a vez de Lula (PT).
“Como os adversários se recusam a debater um projeto para o país, os reacts estão servindo para mostrar nossas diferenças”, diz o presidenciável do PDT.
‘Reacts’
Os “reacts” foram popularizados na internet com a febre dos streamers, usuários que fazem transmissões ao vivo na web, tradicionalmente relacionadas a jogos.
No Brasil, uma das maiores referências no assunto é o carioca Casimiro, que virou fenômeno de audiência.
No dia 24 de janeiro, por exemplo, ele bateu recorde ao reunir 540 mil espectadores simultâneos num “react” sobre Neymar.
Sucesso
A contabilidade do PDT leva em conta os vídeos postados em YouTube, Instagram, Twitter, Facebook e TikTok, tanto por contas oficiais do ex-ministro como por redes de apoiadores. Ele publicou 25 vídeos até o momento.
No TikTok, o app em que mais repercutiram, os vídeos tiveram 3,6 milhões de visualizações. No YouTube foram 3,5 milhões. No Instagram, 2,3 milhões. No Facebook, 1,6 milhão. Por fim, no Twitter, 1,1 milhão.
Abaixo, segue a análise completa da audiência dos ‘reacts’ que Ciro Gomes fez até agora:
YOUTUBE
Canal Oficial de Ciro Gomes
Os 25 vídeos de React ultrapassaram os 1.965.700 views:
1° Moro – 6 vídeos com média de 124.500 views/vídeo
2° Bolsonaro – 9 vídeos com média de 75.967 views/vídeo
3° Lula – 10 vídeos com média de 53.500 views/vídeo
Canais não oficiais
Os 87 vídeos postados em 2022 ultrapassaram os 1.544.605 views:
1° Moro – 47 vídeos postados com média de 20.202 views/vídeo
2° Lula – 26 vídeos postados com média de 9.317 views/vídeo
3° Bolsonaro – 14 vídeos postados com média de 5.614 views/vídeo
Rede oficial de Ciro Gomes
Seus vídeos sobre os reacts acumularam mais de 2.301.591 views e têm um volume de views 28,8% maior que a média de todos os vídeos postados em 2022.
Dos reacts:
1° Lula – 8 vídeos com média de 131.420 views/vídeo
2° Moro – 6 vídeos com média de 100.629 views/vídeo
3° Bolsonaro – 8 vídeos com média de 80.807 views/vídeo
Conta Oficial de Ciro Gomes
Seus 24 vídeos de reacts postados no Twitter acumularam 1.159.900 views, sendo:
1° Moro – 7 vídeos com média de 60.414 views/vídeo
2° Lula – 9 vídeos com média de 56844 views/vídeo
3° Bolsonaro – 8 vídeos com média de 28.175 views/vídeo
Contas não oficiais
Nos últimos 10 dias, houve 10.041 tweets que mencionaram os reacts do cirão, sendo:
69% mencionaram react de Lula
22% mencionaram react de Bolsonaro
9% mencionaram react de Moro
Rede Oficial de Ciro Gomes
Seus 24 vídeos sobre os reacts acumularam 1.636.200 views, sendo:
1° Bolsonaro – 8 vídeos com média de 127.113 views/vídeo
2° Moro – 7 vídeos com média de 61.914 views/vídeo
3° Lula – 9 vídeos com média de 20.656 views/vídeo
Redes não oficiais
46 artigos foram publicados na rede social sobre os reacts do cirão, em 2022, e tiveram 15.901 de engajamento.
Os artigos se dividiram em:
46% sobre reacts de Moro
33% sobre reacts de Bolsonaro
22% sobre reacts de Lula
TIKTOK
Rede Oficial de Ciro Gomes
Suas 13 postagens sobre os reacts acumularam 3.606.649 views, sendo:
1° Bolsonaro – 6 postagens com média de 420.283 views/postagem
2° Moro – 2 postagens com média de 407.750 views/postagens
3° Lula – 5 postagens com média de 53.890 views/postagens
VIEWS POR REDE SOCIAL
- Youtube: 3.510.305 views
- Instagram: 2.301.591 views
- Twitter: 1.159.900 views
- Facebook: 1.636.200 views
- Tiktok: 3.606.649 views
Os reacts alcançaram um volume total de 12.214.645 visualizações.