Share This Article
Presidente da Argentina visita Rússia – O presidente da Argentina, Alberto Fernández, visitou nesta quinta-feira (03) a Rússia e disse ao presidente Vladimir Putin que seu país quer acabar com a dependência dos EUA.
A ideia defendida no encontro para possibilitar isto é a de fortalecer os laços econômicos entre argentinos e russos.
“A Argentina, em particular, vive uma situação muito especial por causa de seu endividamento e da situação econômica que eu tive que herdar. A partir da década de 1990, a Argentina sempre olhou para os Estados Unidos. Agora, a economia argentina depende muito da dívida que tem com os Estados Unidos, com o FMI e do papel que os EUA têm dentro do FMI.”, disse Fernández a Putin.
O presidente argentino acrescentou:
“O contexto é muito favorável para aprofundar os laços entre a Rússia e a Argentina. Temos que ver um caminho para a Argentina se tornar uma porta de entrada para a Rússia na América Latina”.
A visita ocorre logo após o anúncio de um rascunho de acordo com o FMI, considerado um resultado ruim para a Argentina pelos líderes do partido no poder.
Fernández também visitará a China e depois Barbados, em uma turnê internacional altamente significativa que decepcionará o governo dos EUA, que há muito tenta cortejar a Argentina.
Uma reportagem da Folha de São Paulo do Brasil na quarta-feira revelou que o governo dos EUA pediu à Argentina e ao Brasil que não se envolvessem com a Rússia devido ao atual conflito sobre a Ucrânia.
Ambos os países estão ignorando Washington e agendaram visitas esta semana.
O porta-voz do Kremlin, Yuri Ushakov, disse:
“No que diz respeito às visitas da América Latina, em particular, a visita de Fernández amanhã… foram instruídos a se abster de contatos com a Rússia. Mas esses são Estados grandes e respeitáveis que decidem por si mesmos como conduzir as relações exteriores, com quem fazer contatos e quais países visitar.”
Traduzido de Kawsachun News.
Foto: Reprodução
RECEBA NO SEU CELULAR AS NOTÍCIAS MAIS IMPORTANTES DO DIA
PTB foi oferecido ao PL de Valdemar por R$ 30 mi, diz reportagem
Reportagem exclusiva da revista Crusoé publicada na noite desta quarta-feira (02) denuncia uma negociata para ‘vender’ o PTB e ao PL de Valdemar Costa Neto por R$ 30 milhões.
A reportagem tem caráter bombástico e pode ‘implodir’ o bolsonarismo em plano ano eleitoral.
Uma aliada de Roberto Jefferson, Nayara Soares, denunciou a oferta milionária para vender seu partido a Valdemar Costa Neto.
Leia a matéria completa aqui.
PDT e PSD selam aliança para o governo do RJ; PT liga alerta
Está confirmada uma aliança entre o PDT de Ciro Gomes e o PSD do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, para as eleições do fim do ano.
A informação foi confirmada tanto pelo presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, quanto por Paes no fim da noite desta quarta-feira (02).
“Decidimos aqui hoje que PDT e PSD vão caminhar juntos na eleição pro governo do Estado. Não estamos falando de nomes. Temos dois belos nomes nessa aliança. Vinha conversando com o Lupi e ambos entendíamos, e os nossos candidatos também, que a gente precisava apresentar uma candidatura no estado do Rio de Janeiro que pudesse enfrentar os desafios que o estado tem diante de si”, afirmou Paes ao jornal O Globo.
O mandatário pedetista anunciou em suas redes sociais que após reunião, “decidimos caminhar juntos nas eleições para o governo do Rio neste ano”.
Lupi disse que não há um nome imposto para encabeçar a chapa e que isso será decidido em breve.
“O nome para encabeçar esta chapa será decidido em conjunto mais a frente, estamos juntos na luta por um Rio Melhor”
Leia a matéria completa aqui.
Veja mais notícias no BRI.