Categorias
Política

Ciro é o único presidenciável a criticar privatização dos Correios: “Crime”

Privatização dos CorreiosUOL – O ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PDT) disse hoje, no Twitter, que a privatização dos Correios “é um crime contra o patrimônio, contra a inteligência e contra a honra dos brasileiros”.

A declaração ocorre na esteira da aprovação pela Câmara dos Deputados do projeto de lei (PL) que autoriza a privatização dos Correios. O texto recebeu 286 votos favoráveis e 173 contrários e segue agora para o Senado Federal.

“Na forma e no conteúdo, a privatização dos Correios é um crime contra o patrimônio, contra a inteligência e contra a honra dos brasileiros”, escreveu Ciro Gomes.

Na mensagem, o pré-candidato à presidente em 2022 disse que teme um “monopólio de mercado” e fez críticas ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e ao ministro da Economia, Paulo Guedes.

“A cereja envenenada deste bolo é a garantia de um vergonhoso monopólio de mercado, por cinco anos (renovável por mais cinco), para o arrematador do butim”, disse.

“Nos tempos de Guedes e Bolsonaro privatização é isso: saque de bem público para gerar um monopólio privado que vai ditar normas e preços, sem concorrência, para uma população indefesa”, completou.

OUTRAS NOTÍCIAS:

ASSISTA: Vídeo: Bolsonaro ofende presidente do TSE; “Aquele filho da puta”
LEIA: Reinaldo Azevedo: Bolsonaro quebra sigilo de inquérito da PF
LEIA: Um ano após explosão, doação prometida por Bolsonaro não chegou ao Líbano
ASSISTA: Vídeo: Randolfe Rodrigues expulsa deputado bolsonarista da CPI
LEIA: Requião insinua ida para o PDT: “Com Lupi, e pedetista!”

Para justificar a privatização da estatal, que tem mais de 90 mil empregados, o governo afirma que há uma incerteza quanto à autossuficiência e capacidade de investimentos futuros por parte dos Correios. Na avaliação do Executivo, isso reforça a necessidade da privatização para evitar que os cofres públicos sejam responsáveis por investimentos da ordem de R$ 2 bilhões ao ano.

Os Correios têm histórico de lucros. Nos últimos 20 anos, geraram ganhos de R$ 12,4 bilhões e repassaram 73% desse valor ao seu único acionista, o governo federal.

Para críticos da privatização, os números reforçam que vender a empresa é um erro. A Adcap (Associação dos Profissionais dos Correios) argumenta que, além de a estatal ser lucrativa, ela está se valorizando e têm estrutura para atuar em todo o Brasil. Para Marcos Cesar Silva, vice-presidente da entidade, a venda da estatal atende somente a interesses de pessoas que pretendem se apropriar de uma empresa lucrativa.

OUTRAS NOTÍCIAS:

LEIA: Ciro se consolida na corrida presidencial e ‘rompe’ 2 dígitos em pesquisa
LEIA: Bolsonaro é diretor de ONG de parceiro do reverendo Amilton nos EUA, diz site
LEIA: Carlos Lupi: “Bolsonaro vai para a cadeia quando deixar a presidência”

Lula propôs privatização dos Correios, mas voltou atrás

Em 2008, o governo Lula propôs transformar a estatal em sociedade anônima de capital fechado e criava o Correios S.A.. Em 2010, de olho na eleição, Lula desistiu da proposta em meio a pressões de sua base e da oposição à esquerda do governo.

Leia a matéria publicada no jornal Folha de S. Paulo em 01 de setembro de 2010:

Depois de dois anos de discussão, o governo desistiu de transformar os Correios em sociedade anônima de capital fechado.

A medida provisória (MP) era defendida como a solução para “salvar” a empresa, que teve em 2009 seu pior lucro na era Lula e vive crise com o atraso na entrega de correspondências e a iminência de um apagão postal.

Em 2009, o então ministro das Comunicações, Hélio Costa, que enviou a proposta de MP à Casa Civil, disse que, “se nada fosse feito para modernizar os Correios, a empresa estaria fadada a ser uma carga para o governo”.

O Ministério das Comunicações pediu a minuta da MP de volta no mês passado com o argumento de que não daria tempo de implementar a mudança neste governo.

A Folha apurou que o recuo, porém, teve como objetivo minar o discurso da oposição de que a MP possibilitaria a abertura do capital dos Correios preparando a empresa para a privatização.

O ministro José Artur Filardi (Comunicações) admitiu que pesou a questão política. “Estavam dizendo que era para privatizar, para abrir capital, decidi retirar.”

Adversário da candidata governista ao Palácio do Planalto, José Serra (PSDB) tem reforçado essa acusação dizendo que, se eleito, vai “fazer dos Correios uma estatal exemplar”, numa provocação a Dilma Rousseff.

A minuta da MP foi encaminhada à Casa Civil após recomendação de um grupo de trabalho instituído em 2008 para estudar medidas de modernização dos Correios.

A MP permitiria à estatal ter uma frota aérea própria, o que resolveria um dos principais gargalos, a distribuição de correspondência.

“Só retiraram pela campanha. Se achavam uma boa coisa, por que não seguiram em frente?”, disse o deputado Antonio Carlos Pannunzio (PSDB-SP).

Câmara vota projeto que restringe pesquisas eleitorais

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), pretende colocar em votação nesta quarta-feira (4) um projeto de lei complementar de 372 páginas e 902 artigos que traz diversas alterações na legislação eleitoral, incluindo censura às pesquisas de intenção de voto.

Leia a matéria completa aqui.

Deputada bolsonarista compartilha vídeo de neonazista argentino

Presidente da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara, a deputada federal Bia Kicis (PSL-DF) compartilhou, nesse domingo (1º/8), um vídeo do argentino Carlos Pampillón, acusado de ter ligações com um grupo neonazista.

Leia a matéria completa aqui.

Lupi vai ao Paraná e reunião pode selar vinda de Requião para o PDT

O ex-governador do Paraná Roberto Requião tem uma conversa marcada para a manhã desta quarta-feira com o presidente do PDT, Carlos Lupi, em Curitiba. No cardápio está a discussão da filiação de Requião ao partido.

Leia a matéria completa aqui.

Veja mais notícias no BRI.

Por Redação

O Brasil Independente é um veículo jornalístico que tem como valores a defesa da soberania e de um projeto nacional emancipador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aponte sua câmera

ou

Chave: brindependentetube@gmail.com

Assine nossa Newsletter!

Cadastre-se agora e receba nossas novidadesx

Assine nossa Newsletter!

Cadastre-se agora e receba nossas novidades

Sair da versão mobile