Categorias
Política

Protesto contra Bolsonaro e por vacinas em SP lota Av. Paulista

Protesto contra Bolsonaro – Milhares de manifestantes realizaram neste sábado (29), na Avenida Paulista, em São Paulo, um protesto contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e a favor da aceleração do ritmo da vacinação no país.

Foto: Thiago Manga/BRI

Com faixas e cartazes, os manifestantes pediram a saída de Bolsonaro do cargo e também defenderam o auxílio emergencial e a valorização da educação e da saúde no país.

LEIA: General Santos Cruz: Bolsonaro cometeu estelionato eleitoral

Por causa do ato, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) fechou a Avenida Paulista nos dois sentidos, entre a Alameda Campinas e a Rua da Consolação, até às 19h20. No fim da tarde a manifestação pacífica chegou a ocupar dez quarteirões da avenida.

Nas faixas durante o ato, os manifestantes também lembraram as quase 460 mil vítimas da Covid-19 no Brasil desde o início da pandemia e do ator Paulo Gustavo, morto pela doença aos 42 anos.

ASSISTA: Vídeo: Ciro fala a brasileiros na véspera de protesto nacional contra Bolsonaro

Foto: Thiago Manga/BRI

LEIA: Jornalista no NYT: Bolsonaro “planejou um milhão de mortes no Brasil”

Usando caixas de remédio, eles também fizeram críticas à insistência de Bolsonaro em continuar defendendo o uso de medicamentos sem eficácia científica comprovada contra a Covid-19 durante a pandemia.

O ato começou às 16h e ocupavam a avenida Paulista nos dois sentidos, na altura do Museu de Arte de São Paulo (MASP). Por volta das 17h, a manifestação saiu em caminhada pela via em direção à rua da Consolação, no sentido Centro, em direção à Praça Roosevelt, liberando a Av. Paulista.

ASSISTA: Vídeo: Presidente da CPI, Omar Aziz xinga mãe de senador bolsonarista

Foto: Thiago Manga/BRI

LEIA: Presidente da Câmara, Lira analisa pedidos de impeachment contra Bolsonaro

A manifestação foi acompanhada pela Polícia Militar e pela Guarda Civil Metropolitana (GCM).

Pelas imagens e fotos foi possível ver que a grande maioria dos manifestantes estavam usando máscara e mantendo algum distanciamento uns dos outros, mas mesmo assim foram vistas aglomerações.

Os atos contra Bolsonaro neste sábado (29) são organizados por movimentos sociais, entidades estudantis e partidos políticos de oposição em 180 cidades do país e do exterior.

LEIA: Pesquisa do DEM aponta movimento “nem Bolsonaro, nem Lula”
LEIA: Opinião: Entenda a polêmica do voto impresso no Brasil
LEIA: Ciro Gomes lembra que Brizola defendia voto impresso: “Nosso líder imortal”

Em todos os locais, os manifestantes exigiram o uso de máscaras e álcool em gel pelos participantes. Os itens também foram distribuídos pelos organizadores.

Fonte: G1

BRI conversa com manifestantes

Entre os milhares de manifestantes na Avenida Paulista, era notória a pluralidade dos presentes, de diferentes tribos, estilos e faixa etária.

Na multidão, a cantora Priscila Amorim, conhecida nas casas de samba da cidade, fez um apelo. “A gente quer voltar a comer carne, a poder reunir os amigos e família. O brasileiro não quer muito, mas a gente não tá tendo acesso nem ao ‘pouco'”, desabafou Amorim.

O estudante de Comunicação Social na Universidade Belas Artes, Willian Rodrigues, disse que ver tanta gente reunida gerou nele um sentimento de “esperança e libertação”. “Não podemos mais esperar até 2022, a hora é agora”, opinou.

“Me impressionou o fato de que tinha muita gente e não vi nenhuma violência, nem brigas nem problemas com a polícia. Me surpreendi pela quantidade de pessoas e pela organização: horários cumpridos, todos de máscara em um clima de paz, apesar da revolta de todos com a figura do Bolsonaro”, acrescentou a empresária e cantora Miúcha Miranda.

Torcidas presentes

Grupos de torcedores de clubes de São Paulo também marcaram presença no ato, com destaque para palmeirenses e corintianos, que carregavam faixas contra Bolsonaro e em defesa da democracia.

Corintianos estiveram presentes no protesto contra Bolsonaro / Foto: Thiago Manga/BRI

Após expulsão, vereador Fernando Holiday filia-se ao Partido Novo

Após ser expulso do Patriota, em abril, o vereador Fernando Holiday anunciou a sua filiação ao Novo em post publicado nas redes sociais, na tarde de hoje.

Leia a matéria completa aqui.

Com voto de Toffoli, STF anula delação de Cabral que cita o próprio ministro

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria para anular a delação premiada do ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral, em acordo que estava fechado com a Polícia Federal. Por 7 votos a 4 proferidos nesta quinta-feira (27), o tribunal aceitou um recurso da Procuradoria-Geral da República (PGR) que alegou a ausência de seu aval para o acordo —que chegou a ser homologado no próprio STF pelo ministro Edson Fachin em fevereiro de 2020.

Leia a matéria completa aqui.

Microempresários pagam juros 6 vezes maiores em relação a grande empresa

Os juros médios anuais cobrados das empresas pelos bancos têm diminuído desde 2017. Entretanto, os MEIs (microempreendedores individuais) e as microempresas pagaram taxas seis vezes maiores do que as grandes empresas em 2020. As pequenas empresas pagaram juros 4,4 vezes maiores.

Leia a matéria completa aqui.

Carlos Siqueira, presidente do PSB, defende voto impresso

O PSB defende que seja adotada a impressão dos votos junto às urnas eletrônicas. Segundo o presidente da sigla, Carlos Siqueira, trata-se de uma maneira a mais de auditar os resultados das eleições afastando cada vez mais hipóteses de fraudes. “Eu não consigo entender é o porquê de o voto não ser impresso”, disse ao Poder360.

Leia a matéria completa aqui.

Deputado bolsonarista pede extinção da UERJ em projeto no RJ

O deputado Anderson Moraes (PSL-RJ) anunciou nesta terça-feira (25) que protocolou na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) um Projeto de Lei onde realiza um pedido para extinguir a Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Leia a matéria completa aqui.

Veja mais notícias no BRI.

Por Redação

O Brasil Independente é um veículo jornalístico que tem como valores a defesa da soberania e de um projeto nacional emancipador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aponte sua câmera

ou

Chave: brindependentetube@gmail.com

Assine nossa Newsletter!

Cadastre-se agora e receba nossas novidadesx

Assine nossa Newsletter!

Cadastre-se agora e receba nossas novidades

Sair da versão mobile