Categorias
Política

PSB está dividido entre Ciro Gomes e Lula para eleições de 2022

PSB está dividido entre Ciro Gomes e LulaFolha de Pernambuco – O PSB é o principal partido de esquerda cortejado pelas lideranças do PT e do PDT, que buscam consolidar uma candidatura presidencial para 2022. A visita do presidente nacional dos pedetistas, Carlos Lupi, reforçou entre os socialistas pernambucanos o debate sobre a possibilidade do partido apoiar a candidatura de Ciro Gomes no próximo ano.

O principal argumento para os socialistas que apoiam o projeto presidencial de Ciro é fugir da polarização que o cenário com o ex-presidente Lula (PT) disputando contra o presidente Jair Bolsonaro, eventualmente implica. A questão é que dentro do PSB, outra ala defende que uma aliança com o PT seja priorizada, já que as últimas pesquisas têm mostrado que o petista é o candidato com mais chances de vencer o bolsonarismo.

Recentemente, em entrevista, o prefeito João Campos (PSB) defendeu uma alternativa para a polarização no País.

“Defendo um projeto onde o PSB possa ter protagonismo, que a gente possa construir uma via alternativa à polarização que está posta no Brasil ou que estão querendo assim impor, que a gente possa discutir uma agenda de País, mais importante do que discutir nomes é o que a gente quer entregar”, disse João Campos, em entrevista à CNN no último sábado.

OUTRAS NOTÍCIAS:

LEIA: Paulo ‘Galo’ incendiou Borba Gato; entregador confessa e é preso
LEIA: Ao nomear Ciro Nogueira ministro, Bolsonaro colocou filho na CPI da Covid
LEIA: Paulo ‘Galo’ é suspeito de incendiar Borba Gato; entregador se apresenta
ASSISTA: Vídeo: Datena sugere aliança a Boulos e Ciro ao vivo; ‘PT atrapalha’
LEIA: Série sobre o PCC feita pelo UOL estreia 2ª temporada nesta terça
LEIA: Antonio Neto: “É hora de derrubar Bolsonaro, não estátuas”

Petista visto como forte

Nas coxias, o comentário é que a maior ala do PSB defende uma aliança com o PT. A relação entre as legendas, que já foi refeita em outras eleições, está novamente sendo aprofundada. Socialistas, especialmente os ligados ao governador Paulo Câmara (PSB), defendem que o partido possa “viabilizar aquela que é a melhor alternativa para vencer o bolsonarismo”, conforme afirmou um aliado em reserva.

Disputa local posta à mesa

Além do plano nacional, o plano local também “está sendo posto à mesa”. Já que ao fim do mandato de Paulo Câmara, as eleições do ano que vem devem viabilizar um novo nome para governador de Pernambuco.

Segundo uma fonte socialista, o “cálculo eleitoral ideal” seria o que “ampliasse” o arco de alianças da Frente Popular e não que “causasse perdas”. Isso porque, o presidente do PDT-PE, deputado federal Wolney Queiroz, já anunciou publicamente que a aliança no plano local depende das tratativas nacionais.

OUTRAS NOTÍCIAS:

LEIA: Lula critica taxar grandes heranças e Ciro Gomes dispara: “Caiu a máscara”
LEIA: Na ‘contramão’ da esquerda, Lula critica taxação de grandes fortunas
LEIA: Bolsonaro: “Se direita bater muito, vai ter que escolher entre Lula e Ciro”
LEIA: Bolsonaro se encontra com neta de ministro de Hitler, extremista alemã
LEIA: Opinião: ‘Matéria de El País sobre estátua de Borba Gato violenta nossa história’

Apoio só deve ser fechado em 2022

O nome do candidato apoiado pelo PSB só deve ser conhecido no primeiro semestre de 2022. A quinze meses do primeiro turno das eleições gerais, o partido não tem pressa de externar uma posição oficial sobre quem deve ser o eleito e não descarta aliados. Apesar da inclinação para aliança com o PT, comenta-se que a tanto tempo das eleições, muitas variáveis ainda estão estão envolvidas.

Neste mês é esperada a visita do ex-presidente Lula a Pernambuco. O petista ainda não divulgou datas e nem detalhes de como deve ser a agenda, mas terá uma conversa com socialistas.

“O diálogo com todos os partidos sempre esteve aberto no PSB. Com o PT, neste caso, sabemos que o ex-presidente vem com o objetivo de intensificar as articulações para as eleições. Assim como foi com Lupi, a própria visita tem peso e deve reforçar o debate interno. Mas o PSB sempre foi democrático e sempre debateu, vamos novamente fazer isso”, disse um socialista.

À espera de Lula

O ciclo de viagens do ex-presidente pelo Nordeste acontece na sequência de sua visita à Brasília e ao Rio de Janeiro, quando ele esteve presente nos Estados com o objetivo de reencontrar antigos aliados e buscar novas parcerias.

Enquanto isso, o PDT segue movimentando-se, em vários flancos, com o intuito de fortalecer a candidatura do ex-ministro Ciro Gomes, até que ela se viabilize como uma terceira via, a fim de superar a polarização entre o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

OUTRAS NOTÍCIAS:

LEIA: Governo homenageia agricultores com homem armado; site vende foto idêntica
LEIA: Prefeito de SP sanciona lei que autoriza cidade a cobrar taxa extra de apps
LEIA: Freixo crava Ciro e Lula no 2º turno: “1ª vez que concordo com Bolsonaro”
LEIA: Dirigente do PDT faz pedido de casamento durante protesto no RJ e emociona

ESPECIAL CONGRESSO CSB:

Ciro Gomes na CSB: “30 anos de neoliberalismo produziram esse Brasil trágico”O pré-candidato à presidência Ciro Gomes (PDT) disse nesta sexta-feira (23), ao abrir o 3º Congresso da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), que “30 anos de neoliberalismo produziram esse Brasil trágico”. O 3º Congresso da Central dos Sindicatos Brasileiros conta com o apoio do Brasil Independente.

Leia a matéria completa aqui.

Vídeo: Eduardo Moreira dá ‘aula’ sobre neoliberalismo na CSB

Durante o painel ‘A revogação da destruição neoliberal’ do 3º Congresso da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), o engenheiro e criador do movimento “Somos 70%” Eduardo Moreira deu uma verdadeira ‘aula’ sobre a ‘lógica neoliberal’.

Leia a matéria completa aqui.

Elias Jabbour na CSB: ‘Biden é resposta dos EUA ao desafio chinês’

O economista Elias Jabbour, professor de pós-graduação em ciências econômicas e relações internacionais da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), disse que a eleição de Joe Biden nos EUA é uma ‘resposta dos EUA ao desafio chinês’.

Leia a matéria completa aqui.

Nelson Marconi no Congresso da CSB: “Gerar emprego é o ponto principal”

Economista da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Nelson Marconi elegeu a geração de emprego como o ‘ponto principal’ de um processo de recuperação econômica do Brasil durante o 3º Congresso da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), que ocorre neste momento e está sendo transmitido ao vivo.

Leia a matéria completa aqui.

Veja mais notícias no BRI.

Por Redação

O Brasil Independente é um veículo jornalístico que tem como valores a defesa da soberania e de um projeto nacional emancipador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aponte sua câmera

ou

Chave: brindependentetube@gmail.com

Assine nossa Newsletter!

Cadastre-se agora e receba nossas novidadesx

Assine nossa Newsletter!

Cadastre-se agora e receba nossas novidades

Sair da versão mobile