Share This Article
PSDB vai apoiar Roberto Cláudio – Senador pelo estado do Ceará, Tasso Jereissati (PSDB) publicou nota em suas redes sociais nesta segunda-feira (01) onde declara que seu partido apoiará a candidatura de Roberto Cláudio (PDT) ao governo cearense.
Na última semana, o PSB do Ceará também declarou apoio ao PDT na disputa local contra o PT e o bolsonarismo.
“Ao longo de toda a sua história e em especial no Ceará, o PSDB buscou reunir pessoas em torno de um projeto de desenvolvimento, com redução da pobreza e das desigualdades.”, inicia Tasso.
Em seguida, o senador explicitou a decisão de apoiar o candidato do PDT no estado.
“Com esse espírito e em coerência com o nosso legado de realizações, decidimos unir forças com Roberto Cláudio como candidato ao Governo do Estado, por reconhecermos nele a competência, a experiência administrativa e o compromisso com esses ideais.”, argumenta.
Tasso lembra do momento delicado que o país vive e defendeu posturas ponderadas na defesa da estabilidade democrática no estado e no Brasil.
“Neste grave momento da política brasileira em que o extremismo põe em risco a própria estabilidade democrática, é preciso ponderação e equilibro para assegurarmos as conquistas obtidas e avanças ainda mais. Neste sentido, Roberto Cláudio é o nome que reúne tais qualidades para governar o nosso Estado.”, completa.
— Tasso Jereissati (@tassojereissati) August 1, 2022
PT rompe aliança histórica
O anúncio ocorre após o PT oficializar o fim de uma aliança histórica que governa o estado do Ceará há 16 anos e que promoveu uma revolução na educação pública cearense.
Após o anúncio do PDT, que escolheu o ex-prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio como candidato ao governo, o PT decidiu romper a aliança no estado e lançar seu próprio pré-candidato a governador, Elmano de Freitas (PT).
O clima azedou entre PT e PDT pois os petistas queriam interferir na escolha dos pedetistas a respeito do nome indicado para disputa o governo pela chapa.
O PT tentou impor o nome Izolda Cela, atual governadora pelo PDT, mas uma votação interna no partido trabalhista deu vitória à Roberto Cláudio como o nome escolhido para a disputa.
Os delegados trabalhistas teriam levado em conta o fato de que Roberto Cláudio é o candidato que melhor performa em pesquisas de intenção de votos, além de ter deixado a prefeitura de Fortaleza com 85% de aprovação.
Em resposta, o PT desrespeitou o acordo pré-fixado, de que o partido de Lula indicaria o candidato ao Senado (ex-governador Camilo Santana) enquanto o PDT indicaria, livremente, o candidato ao governo, e lançou Elmano de Freitas como pré-candidato ao governo do Ceará.
Comenta-se nos bastidores que o PT buscava uma ‘desculpa’ para romper a aliança e assim, prejudicar a candidatura do ex-ministro Ciro Gomes à presidência, além de se aliar a Eunício de Oliveira (MDB), que deve indicar o vice na chapa do PT.
Leia a nota de Tasso Jereissati na íntegra:
“Ao longo de toda a sua história e em especial no Ceará, o PSDB buscou reunir pessoas em torno de um projeto de desenvolvimento, com redução da pobreza e das desigualdades.
Com esse espírito e em coerência com o nosso legado de realizações, decidimos unir forças com Roberto Cláudio como candidato ao Governo do Estado, por reconhecermos nele a competência, a experiência administrativa e o compromisso com esses ideais. Na condição de prefeito de Fortaleza, ele demonstrou sua capacidade de gestão e seu espírito público.
Neste grave momento da política brasileira em que o extremismo põe em risco a própria estabilidade democrática, é preciso ponderação e equilibro para assegurarmos as conquistas obtidas e avanças ainda mais.
Neste sentido, Roberto Cláudio é o nome que reúne tais qualidades para governar o nosso Estado.”