Share This Article
PSOL quer apoio do PDT em SP – Carta Capital – O presidente do PSOL no estado de São Paulo, João Paulo Rillo, afirmou que é “muito boa” a expectativa no partido de que o PDT apoie a candidatura de Guilherme Boulos ao governo de São Paulo no fim deste ano.
Em troca, o PSOL daria suporte ao postulante pedetista ao Senado. Na eleição presidencial, porém, o partido que apoiar a candidatura de Lula (PT), ao invés de garantir palanque em SP para Ciro Gomes (PDT).
Á Carta Capital, Rillo afirmou que o PSOL tem dialogado, também, com PCdoB e Rede. Ele diz não vetar conversas com o PT em São Paulo, mas pondera que a sigla tende a lançar Fernando Haddad na corrida rumo ao Palácio dos Bandeirantes.
“Respeitamos e entendemos que o Guilherme é o melhor candidato da centro-esquerda.”
Questionado sobre a contrapartida a ser oferecida pelo PSOL ao PDT em São Paulo, Rillo confirma a probabilidade de aliança na disputa pelo Senado, “porque tem uma tendência majoritária no PSOL de apoio ao Lula no 1º turno”.
“Nós mantemos todo o respeito e consideração à candidatura do Ciro, mas tem uma tendência de apoio ao Lula. É uma política nacional, de compreender que o Lula é o melhor instrumento hoje para a derrota do bolsonarismo. É quem melhor reúne as condições para representar esse projeto nacional”
Segundo Rillo, “a candidatura ao Senado em São Paulo seria o palanque de Ciro”.
A Carta Capital procurou o presidente do PDT, Carlos Lupi, mas não obteve retorno até o fechamento desta matéria. O espaço segue aberto.
“No entanto, teremos uma relação muito civilizada, de respeito e apreço com o Ciro. A gente respeita muito o Ciro Gomes. Mas a legislação permite esses arranjos e o apoio do PDT ao Boulos é muito importante”
Foto: Reprodução
BRI Informa: Alckmin pode ser vice de Lula pelo MDB de Temer
Não é segredo pra ninguém que o ex-presidente Lula quer Geraldo Alckmin (sem partido-SP) para vice em sua chapa, na busca pelo terceiro mandato em 2022.
Até agora, o PSB era apontado como o provável futuro partido do ex-governador de São Paulo, mas pipocam informações de que o pretenso casório pode acabar antes mesmo do ‘Eu aceito’ oficial.
Os pequenos Solidariedade e PV são apontados como alternativas, apesar de Lula demonstrar que gostaria de ver o ex-governador paulista no PSD de Gilberto Kassab.
Porém após levar um não de Kassab, a história pode ganhar novos contorno.
Lula teria sinalizado para aliados que com a negativa do PSD, o MDB poderia ser o partido ideal para Geraldo Alckmin.
Leia a matéria completa aqui.
RECEBA NO SEU CELULAR AS NOTÍCIAS MAIS IMPORTANTES DO DIA
Leia mais notícias no BRI.