Compartilhe-nos
PT da Bahia se alia a MDB de Geddel – Duas semanas depois de perder o apoio do PP, um de seus principais aliados, o governador da Bahia, Rui Costa (PT), anunciou nesta quarta-feira (30) sua base aliada agora conta com o MDB do ex-ministro Geddel Vieira Lima.
Geddel, que está em liberdade condicional desde fevereiro na condenação por lavagem de dinheiro no caso do bunker com R$ 51 milhões em Salvador, foi cortejado nas últimas semanas pelo governador Rui Costa.
O MDB agora vai engrossar a coligação para a candidatura do secretário estadual de Educação, Jerônimo Rodrigues, ao Governo da Bahia.
Geddel não possui cargo de comando no MDB, mas segue como figura influente nas decisões do partido. Ele estava presente no anúncio da parceria na tarde desta quarta na sede do MDB da Bahia, mas tentou ficar fora dos holofotes.
O senador Jaques Wagner (PT) também participou do ato, assim como o ex-deputado federal Luiz Argôlo, que está em liberdade condicional da pena que cumpre da condenação na Operação Lava Jato.
Abordado por jornalistas, Geddel afirmou que não estava participando do evento:
“Eu sou curioso, vim aqui só para ver o movimento. Tenho uma reunião aqui em cima”, disse, enquanto seguia para o elevador do prédio comercial onde fica a sede do MDB baiano.
O presidente da Câmara Municipal de Salvador, vereador Geraldo Júnior (MDB), será indicado candidato a vice-governador. A chapa será apresentada lançada nesta quinta-feira (31) em ato com o ex-presidente Lula (PT).
“Vamos ter um Geraldo aqui na vice-governadoria. Os dois vices serão Geraldo [Júnior e Alckmin], o vice-presidente da República e vice-governador. Os dois serão Geraldo nessa parceria com Lula”, disse o governador Rui Costa nesta quarta em entrevista à TV Itapoan, afiliada da RecordTV.
A reviravolta dá novo gás à candidatura petista na Bahia, que enfrentou uma série de atritos internos e sofreu baixas nas últimas semanas. A principal delas foi a do vice-governador João Leão (PP), que rompeu com o PT após uma aliança de 13 anos e será candidato ao Senado na chapa de ACM Neto.
(Com informações de Folha de S. Paulo)
Foto: Divulgação/Reprodução