Share This Article
Esposa de Haddad vice de Boulos – Já pensando nas eleições municipais do ano que vem, o PT tem analisado qual será sua estratégia para a cidade de São Paulo, maior capital e maior colégio eleitoral do país.
A possibilidade com mais força, hoje, é apoiar Guilherme Boulos (PSOL).
Segundo fontes ouvidas pela CNN, o PT pensa em indicar o nome de Ana Estela Haddad para compor a chapa de Boulos. Ana Estela é esposa do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e atualmente ocupa a Secretaria de Saúde Digital no Ministério da Saúde.
Haddad já foi prefeito da capital paulista, mas perdeu a reeleição no primeiro turno para João Dória, que deixou o cargo para disputar o governo do estado. A capital então ficou sob o comando de Bruno Covas, que disputou o segundo turno com Boulos em 2020 e se reelegeu, mas faleceu em 2021.
Para recuperar a prefeitura se unindo a Boulos, o PT considera que a melhor estratégia é se afastar das chamadas “pautas ideológicas”, como questões raciais e de gênero.
Em vez disso, a intenção é aproveitar o mandato do psolista na Câmara para discutir assuntos locais considerados importantes na capital paulista, como habitação e mobilidade urbana.
Boulos se candidatou a deputado federal no ano passado como parte de um acordo nacional entre PSOL e PT em que o PSOL não lançaria candidato à presidência para apoiar Lula, em troca de apoio na disputa municipal em 2024.
Ele foi o deputado federal mais bem votado de São Paulo, com 1 milhão de votos, seguido por três bolsonaristas: Carla Zambelli, Eduardo Bolsonaro e Ricardo Salles, todos do PL.
O xadrez na capital paulista
Salles também é um dos nomes cogitados para concorrer à prefeitura de São Paulo no ano que vem, aproveitando seu sucesso nas eleições para deputado federal e o eleitorado bolsonarista da cidade.
Tanto Boulos quanto Salles devem enfrentar nomes de peso, como o atual prefeito, Ricardo Nunes (MDB), e o apresentador José Luiz Datena, que se filiou recentemente ao PDT de olho na disputa.
Tabata Amaral (PSB) e Jilmar Tatto (PT), que também têm mandato na Câmara Federal, são outros nomes cogitados para o posto, porém estão envolvidos no mesmo xadrez que inclui Boulos e Ana Estela.
Enquanto Tabata já foi apontada como cabeça de chapa por seu partido ou possível vice do psolista, Jilmar Tatto já declarou que não há garantia de apoio do PT a Boulos, tendo em vista que ele mesmo tem interesse em disputar.
(Com informações de CNN)
(Foto: Reprodução)