Share This Article
Freixo pode ficar sem apoio de Lula – Depois de lançar nomes para governador em três estados apontados como prioritários pelo PSB, o PT ensaia fazer o mesmo movimento no Rio, onde o partido até o momento afirma que apoiará a candidatura do deputado federal Marcelo Freixo (PSB).
Em São Paulo, Rio Grande do Sul e Pernambuco, os petistas já têm pré-candidatos, e cogitam ir pelo mesmo caminho no Espírito Santo, o que dificulta a aliança nacional entre as legendas na disputa presidencial e impede a formação de uma federação partidária.
Embora diga em público que é pré-candidato ao Senado, o presidente da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), André Ceciliano (PT), vem se movimentando e angariando apoio para uma candidatura ao Palácio Guanabara.
Na última quarta-feira (12), o tema foi abordado em almoço do deputado estadual com o prefeito do Rio, Eduardo Paes, que hoje afirma publicamente apoiar o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe Santa Cruz (PSD), para enfrentar o governador Cláudio Castro (PL).
Paes já convidou Ceciliano no ano passado para ingressar no PSD e ser o candidato ao governo do Rio pelo seu partido com apoio de Lula.
Com informações do jornal Extra.
Eduardo Paes no jogo
Chico Alves/UOL – A cada dia que passa são mais fortes os rumores de que a disputa pelo posto de governador do Rio terá em breve emoções inesperadas.
Até pouco tempo, era dado como certo o apoio do ex-presidente Lula à candidatura do deputado Marcelo Freixo, que deixou o PSOL pelo PSB para viabilizar sua postulação ao Palácio Guanabara.
Nas últimas semanas, porém, o nome do presidente da Assembleia Legislativa (Alerj), o petista André Ceciliano, começou a circular também como possível candidato a governador.
Um dos que incentivam Ceciliano a seguir esse caminho é o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD) — os dois almoçaram na semana passada. Caso Ceciliano aceite a empreitada, Paes deixaria de lado o nome de Felipe Santa Cruz, presidente da OAB, outro que tem o Guanabara como alvo.
Cesar Maia no páreo
Nessa costura feita por várias mãos, um dos nomes sugeridos ao presidente da Alerj para integrar a chapa como vice é o do ex-prefeito e atual vereador Cesar Maia (DEM).
Recentemente, Maia declarou que Ceciliano poderia ser um bom governador. Até agora, o presidente da Alerj não disse a que pretende se candidatar nessa eleição. “Minha prioridade é eleger Lula”, costuma repetir.
Uma chapa petista ao governo do estado seria para Marcelo Freixo uma enorme decepção, já que ele conta com o apoio de Lula para se eleger.
O deputado federal recém saído do PSOL conversa frequentemente com a presidente do PT, deputada Gleisi Hoffmann, e com o ex-ministro Fernando Haddad.
Além disso, os compromissos de agenda da pré-candidatura de Freixo normalmente contam com a presença de vários parlamentares do partido no Rio.
A decisão desse imbroglio não vai demorar. E quem vai bater o martelo é o próprio Lula.
Foto: Reprodução
Bolsonarismo racha de vez e Weintraub vai disputar governo de SP
O ex-ministro da Educação Abraham Weintraub desembarca no Brasil neste sábado (15), para cumprir agendas no interior de São Paulo com a intenção de fortalecer sua pré-campanha ao governo estadual.
Ao investir na própria candidatura, Weintraub amplia a divisão no campo de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro, que já escolheu o ministro Tarcísio Gomes, da Infraestrutura, para representá-lo na disputa pelo Palácio dos Bandeirantes.
Leia a matéria completa aqui.
RECEBA NO SEU CELULAR AS NOTÍCIAS MAIS IMPORTANTES DO DIA
Leia mais notícias no BRI.