Categorias
Política

Putin pede reunião de emergência com OTAN sobre crise na Ucrânia

Putin pede reunião de emergência com OTAN sobre crise na Ucrânia – Folha – Em mais um dia de intensa atividade diplomática acerca da crise entre a Rússia e o Ocidente, o presidente Vladimir Putin pediu uma reunião urgente com os Estados Unidos e seus parceiros na Otan para discutir a situação na fronteira da Ucrânia. Ao mesmo tempo, Putin marcou uma conferência por vídeo com seu principal aliado no cenário internacional, o líder chinês Xi Jinping . Ambos conversarão nesta quarta (15) sobre a tensão europeia, adicionando uma dimensão nova ao conflito em curso.

Putin disse ao telefone para o presidente finlandês, Sauli Niinsto, que Moscou quer “iniciar imediatas com os EUA e com a Otan para garantir garantias legais internacionais para a segurança de nosso país”. Mais tarde, ele repetiu o discurso para o seu colega francês, Emmanuel Macron. Essencialmente, Putin disse o mesmo que havia relatado ao americano Joe Biden na semana passada e ao premiê britânico, Boris Johnson, na segunda (13).

O russo diz que deslocou cerca de 100 mil soldados para reforçar suas fronteiras ocidentais para se defender de um incremento na atividade militar na Ucrânia, percebendo aí a ideia de uma retomada militar de Kiev dos territórios controlados no leste do país por rebeldes pró-Rússia desde 2014. Naquele ano, Putin reagiu à derrubada do governo aliado no vizinho anexando a Crimeia e fomentando uma guerra civil no leste, que já matou 14 mil pessoas e está indefinida.

OUTRAS NOTÍCIAS:
LEIA: Bolsonaro sobre livros: “Tem três anos que não leio um”
LEIA: Bolsonaro condena uso de máscara no Planalto: “Aqui é proibido”
LEIA: PDT aciona STF contra mudanças no Prouni; Educafro apoia ação
LEIA: Rússia alerta OTAN de que pode mover mísseis nucleares na Europa

Agora o Ocidente acusa o russo de estar planejando a mesma coisa: invadir a Ucrânia, o que naturalmente Putin nega. Todos os líderes, a começar por Biden , prometeram sanções sem precedentes contra Moscou em caso de ataque. Com o movimento atual, o russo quer retirar a falta de resolução europeia para forçar uma solução a seu contento . Ou seja, manter a Ucrânia e países ex-soviéticos como a Geórgia fora do guarda-chuva militar ocidental, mantendo adversárias distantes de suas fronteiras.

Na Bielo-Rússia, ele já tem isso garantido pelo apoio que dá à ditadura de Aleksandr Lukachenko, que nesta quarta-feira encarcerou por 18 anos um líder oposicionista como parte da repressão que exerce desde que fraudou mais uma eleição presidencial, em 2020.

A Ucrânia segue em campanha para denunciar o risco de ser atacada, e pede mais apoio ocidental. Putin reclama do fornecimento de equipamento militar ocidental, como drones e mísseis antitanque, para Kiev. O orçamento militar americano para 2022, em análise no Senado, prevê US $ 300 milhões de ajuda para os ucranianos.

Já na semana passada, a Rússia também alertou para uma nova crise dos mísseis, remetendo ao impasse em torno de Cuba em 1962 e como negociação fracassadas sobre esse tipo de arma na Europa em 1983, episódios que quase levaram à guerra nuclear. Como os EUA elaborado o INF, um tratado que impede a instalação de mísseis de alcance intermediário com capacidade nuclear na Europa, Moscou diz manter uma moratória unilateral sobre isso e teme que os americanos movam as armas para a Ucrânia.

Isso deixaria a capital russa a poucos minutos de uma explosão atômica, alega o Kremlin. É fato que todas as principais cidades do Leste Europeu também estão suscetíveis a isso, já que Moscou tem mísseis do gênero, modelo Iskander-M , instalados no encrave europeu de Kaliningrado.

Tecnicidades à parte, um Otan mordeu à isca russa. Seu secretário-geral, Jens Stoltenberg, foi a público nesta terça para dizer que a aliança não irá instalar nada do tipo na Ucrânia ou em outros países orientais da Europa. Ponto para Putin, que tem como objetivo final a promessa de que o clube militar não mais irá se expandir a leste.

OUTRAS NOTÍCIAS:
LEIA: MP investiga Sergio Moro; contrato com consultoria internacional
LEIA: Time ignora Bolsonaro e elege Elon Musk ‘Personalidade do Ano’
LEIA: Viih Tube relata estupro sofrido quando tinha apenas 16 anos
LEIA: Eduardo Bolsonaro articula criação de parceria com ditadura árabe

Aí a coisa é mais difícil, mas a situação no solo e o risco de uma ação militar podem pesar. Politicamente, Putin foi buscar o apoio de Xi, com quem divide uma cooperação bélica cada vez maior, ante a percepção de que os EUA vão agir ativamente para conter Pequim e Moscou.

A situação está delicada em toda a região que vai do mar Negro ao Báltico. No primeiro, palco de um encontro nada amistoso entre russos e britânicos em junho , uma fragata francesa passou a ser monitorada por painéis de Putin na Crimeia.

Na semana passada, caças russos interceptaram aviões de combate e de espionagem de Paris e de Washington na região.

Enquanto isso, o presidente da Ucrânia falou com o premiê italiano, Mario Draghi, para pedir apoio. Em entrevista ao jornal italiano La Repubblica, Volodimir Zelenski havia se queixado de vetos alemães ao fornecimento de alguns tipos de armas para a Ucrânia, algo que Berlim não confirmou. Comparando a crise atual com a de 2014, Zelenski pintou um quadro sombrio, dizendo que haveria “muito mais perdas” em caso de invasão russa.

Foto: Reprodução

RECEBA NO SEU CELULAR AS NOTÍCIAS MAIS IMPORTANTES DO DIA

Telegram: AQUI
Whatsapp: AQUI

OUTRAS NOTÍCIAS:
LEIA: Governo distribuiu R$ 2 bi após STF liberar Orçamento Secreto, diz site
LEIA: Globo lança documentário bombástico: “Caso Prevent Sênior”
LEIA: Tabela defasada do IR tira R$ 150 bilhões da população em 2022
LEIA: Rússia impede assassinato de ativista ucraniano; neonazistas presos

Antonio Neto: “Reforma trabalhista foi tragédia anunciada”

“As alterações em mais de cem itens da Consolidação das Leis Trabalhistas, a CLT, foram um ataque sem precedentes aos trabalhadores brasileiros.

Quatro anos após a aprovação da nefasta proposta, o Supremo Tribunal Federal segue julgando suas inúmeras inconstitucionalidades. Duas das alterações mais cruéis já foram derrubadas pelo STF: a permissão para a mulher grávida trabalhar em local insalubre e os empecilhos para o acesso à Justiça gratuita.

O Supremo ainda se manifestará sobre temas importantes, como o teto indenizatório em ações trabalhistas, o trabalho intermitente, o tal acordado sobre legislado e o fim da ultratividade, entre outros temas.”

Leia a matéria completa aqui.

OUTRAS NOTÍCIAS:
LEIA: Jornalistas são agredidos por seguranças de Bolsonaro na Bahia, diz jornal
LEIA: Boris Johnson anuncia 1ª morte pela Ômicron no Reino Unido
LEIA: Ex-comandante da Rota se filia ao PDT de SP e pode disputar Senado
LEIA: Vídeo: Deputado faz discurso histórico contra projeto ‘antiterror’

Veja mais notícias no BRI.

Por Redação

O Brasil Independente é um veículo jornalístico que tem como valores a defesa da soberania e de um projeto nacional emancipador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aponte sua câmera

ou

Chave: brindependentetube@gmail.com

Assine nossa Newsletter!

Cadastre-se agora e receba nossas novidadesx

Assine nossa Newsletter!

Cadastre-se agora e receba nossas novidades

Sair da versão mobile