Share This Article
Presidente do PDT: ‘Quem apanha não esquece; Lula é omisso contra Bolsonaro’ – UOL – A troca de críticas entre a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) e o pré-candidato Ciro Gomes (PDT) chamou a atenção após o pedetista ter anunciado uma “amplíssima trégua” visando uma união em torno do impeachment de Jair Bolsonaro (sem partido), atual ocupante do Palácio do Planalto. O PDT, porém, diz que a trégua nunca significou que Ciro diminuiria o tom em suas falas quando o assunto não fosse o presidente da República. “Foi trégua de palanque. Trégua pelo impeachment de Bolsonaro. Ninguém pode censurar nossa opinião”, disse ao UOL Carlos Lupi, presidente nacional do partido.
É a unidade contra Bolsonaro. Você acha que o Roberto Freire [presidente do Cidadania] fala coisa bonita sobre o Lula? Aí vai ter Partido Novo, vai estar o Doria [João Doria, governador de São Paulo, do PSDB] … As divergências que existem entre nós não nos impedem de estarmos no mesmo palanque. ”
Carlos Lupi, presidente do PDT
“Chumbo trocado”
O embate entre Dilma e Ciro surgiu após o pedetista ter dito, em entrevista a um podcast do jornal O Estado de S. Paulo, que estava seguro de que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conspirou pelo impeachment de petista.
OUTRAS NOTÍCIAS:
LEIA: Bolsonaro diz que chora no banheiro: “Michelle nunca viu”
LEIA: Roberto Jefferson volta para presídio após decisão de Moraes
LEIA: Zé de Abreu quer disputar eleições pelo PT, diz jornal
ASSISTA: Vídeo: Ciro Gomes explica críticas feitas a Lula, Dilma e o PT
ASSISTA: Vídeo: Flávio Bolsonaro é xingado ao se vacinar: “Miliciano!”
LEIA: Sarney disse que Lula se arrependia de Dilma em 2016
Foi o que bastou para Ciro e PT voltarem um trocarte farpas uma semana e meia após a “trégua” sugerida pelo presidenciável, que foi alvo de tentativas e tentativa de agressão no protesto contra Bolsonaro em São Paulo, em 2 de outubro.
Dilma reagiu dizendo que Ciro mente de maneira descarada. Depois disso, o pedetista e ela passaram a tarde usando o Twitter para trocarem críticas.
“Ele tomou um retorno da Dilma muito pesado. Aí, você sabe, chumbo trocado, não dói”, disse Antônio Neto, presidente do PDT paulistano. “Parece que não pode fazer qualquer crítica substantiva aos erros cometidos pelo governo do PT, que, na nossa opinião, pariram Bolsonaro.”
Reflexos fazem impeachment
Ciro atuou contra o impeachment de Dilma . Seu ponto de crítica é uma reaproximação do PT com partidos que atuaram para tirar um petista do Planalto em 2016.
“Nós divulgamos passeata dizendo que não iria ter golpe. E agora você vê aliança do ex-presidente com os golpistas”, disse Neto.
Lula ainda não oficializou nenhuma aliança com partidos que apoiaram o impeachment, mas tem dialogado com alguns deles, como o MDB, dando a entender que farão parte de sua composição eleitoral em 2022.
“Vai fazer a mesma aliança? Você plantou bananeira, vai colher banana. Não vai colher jabuticaba”, disse Neto.
OUTRAS NOTÍCIAS:
LEIA: ANS abre auditoria na Prevent Senior após escândalo na CPI
LEIA: Moraes mantém prisão de Roberto Jefferson novamente
ASSISTA: Vídeo: Bolsonaro se irrita na praia; “Não venha me aborrecer”
LEIA: Ciro Gomes rebate Dilma sobre ‘apoio’ de Lula ao Golpe: “Nunca menti”
LEIA: Ciro Gomes: “Lula conspirou pelo impeachment da Dilma”
Ontem, quem entrou na discussão foi Lula, comentado à inteligência do ex-aliado . Nas redes sociais, o ex-presidente ainda ironizou quem cobra que o PT faça uma autocrítica sobre seus governos. “Para que eu vou fazer autocrítica se vocês podem me criticar? É mais saudável. Se eu ficar me criticando, o que vai sobrar para os outros falarem?”, Escreveu.
“Mágoa eterna”?
No PDT, o novo entrevero apenas reforçou que não se pode esperar união quando o tema para outro que não o impeachment de Bolsonaro. As lideranças do partido lembram que o PT, em certas ocasiões, se recusou a apoiar Leonel Brizola, referência histórica do PDT.
“Eu tenho memória. Esse pessoal pode não ter, mas eu tenho. Isso é dizer que tem mágoa eterna? Não. Estou constatando uma realidade histórica. E o PT só lembra das coisas quando é atingido”, disse Lupi. “A minha avó dizia assim: Quem bate não lembra. Quem apanha não esquece.”
Neto diz que, mesmo com a trégua em torno do desejo de retirar Bolsonaro do Planalto, Ciro e o PDT não vão “deixar de colocar o dedo nas feridas” quando o debate para a eleição de 2022.
OUTRAS NOTÍCIAS:
LEIA: Bolsonaro quer privatizar a Petrobras: “Já tenho vontade”
LEIA: Alcolumbre esculhamba Bolsonaro em almoço com ’01’ Flávio
LEIA: Lula sugere ‘sequelas da covid’ a Ciro, que rebate: “Sequela moral”
LEIA: Haddad culpa Dilma e exalta Lula a empresários: “PT não é de esquerda”
“No mínimo, omissão”
Sobre os movimentos contra o atual presidente da República, o PDT faz uma provocação a Lula, que não participou dos protestos de rua até agora. Quando questionado sobre a possibilidade de comportamento de Ciro dificultar a união pelo “fora, Bolsonaro”, Lupi questiona: “será que não racha mais a ausência do Lula nos movimentos?” “Acho que a ausência do Lula mostra, no mínimo, essa omissão .”
Para o PDT, uma trégua é importante para trazer para os atos contra Bolsonaro partidos de centro-direita, “que têm voto no Congresso”, disse Neto.
“Preciso atrair PSDB, PP, todos os partidos, os dissidentes deles, para que possa estar juntos nesse processo e se puder fazer o impeachment. Senão, é brincar com o jogo, fazer auê”, completou o político, que reforça a disposição do partido de participar de todos os protestos contra Bolsonaro.
RECEBA NO SEU CELULAR AS NOTÍCIAS MAIS IMPORTANTES DO DIA
‘Conselheiro’ de Lula defende jantar com ‘golpistas’: “Dilma é passado”
O cientista político e ‘conselheiro’ de Lula (PT), Alberto Carlos Almeida, saiu em defesa do ex-presidente após a divulgação de que o petista pediu para o senador Eunício Oliveira (MDB-CE) organizar um jantar com os caciques do MDB.
Leia a matéria completa aqui.
OUTRAS NOTÍCIAS:
LEIA: “Pátria amada não pode ser pátria armada”, diz Arcebispo
LEIA: PDT atuou contra Bolsonaro na Internacional Socialista, diz Lupi
LEIA: Carlos Bolsonaro liderou rede de fake news, dirá relatório da CPI
LEIA: Blog bolsonarista é bloqueado nas redes; Instagram, Twitter e YouTube
LEIA: ‘Fazem com Ciro o que fizeram com Brizola’, diz presidente do PDT
Bolsonaro ligou chorando para Moraes não prender ‘Carluxo’, diz deputado
O deputado federal Paulo Pimenta (PT) afirmou em suas redes sociais as informações que recebeu de interlocutores que vivenciam o dia a dia do Palácio do Planalto.
Leia a matéria completa aqui.
OUTRAS NOTÍCIAS:
LEIA: Lula quer Meirelles vice em 2022; Kassab não quer, diz site
LEIA: Malafaia dispara contra ministros: “Perderam a condição moral”
LEIA: Vídeo: Público pede “Fora Bolsonaro” em show de Fafá de Belém
LEIA: 5 dos 10 ministros do STF já julgaram rachadinha como crime
LEIA: Guedes não vai depor na Câmara sobre offshore; saiba motivo
OUTRAS NOTÍCIAS:
LEIA: Bolsonaro quer Doria em 2022 como candidato do PSDB, diz site
LEIA: Mourão diz que Bolsonaro vetou sua indicação ao STF
ASSISTA: Vídeo: Arcebispo ‘janta’ Bolsonaro em Aparecida
LEIA: “Já viveu o suficiente”: Veja mais bastidores do escândalo Prevent
Veja mais notícias no BRI