Categorias
Política

Renato Janine Ribeiro: A lógica de Ciro Gomes

Renato Janine Ribeiro – O comportamento irascível, até temperamental, de Ciro Gomes tem uma lógica: ele acredita que Bolsonaro não irá ao segundo turno em 2022.

Vejam, praticamente todos os analistas entendem que é quase certa uma disputa Lula-Bolsonaro na final das próximas eleições presidenciais.

Ciro parece concordar que Lula está garantido, mas Bolsonaro, com seu governo catastrófico, não. Portanto, a vaga que ele precisa disputar não é a de Lula, mas a de Bolsonaro. Por isso, procura conseguir o apoio do antilulismo, que é uma força poderosa na política brasileira.

Ao assinar o “manifesto dos presidenciáveis” com cinco aspirantes à presidência pela direita, ele aumentou suas pontes com os antilulistas que se tornaram, recentemente, antibolsonaristas. Limpou sua barra com eles.

Há um desacordo enorme entre eles e Ciro, porque o ex-governador do Ceará é contra o neoliberalismo deles: quer desenvolvimento, não quer Banco Central independente etc.

Mas, conversando constantemente com os nomes dessa família política, passando 5 horas com ACM Neto outro dia, ele se prepara para ter apoio da direita no segundo turno.

Não é que ele tenha virado de direita; ele sente que a direita e a extrema-direita estão fracas.

Que a direita está fraca, é notório. Somados, seus candidatos – Alckmin, Meirelles, Alvaro Dias – não chegaram a medíocres 7%. Já o campo progressista, com Haddad, o próprio Ciro e Boulos, somou 42% – enquanto a extrema-direita, com Bolsonaro, Amoedo e Cabo Daciolo, chegava a espantosos 49,8%.

A chance de um dos cinco que assinaram o documento com Haddad – a saber, Doria, Eduardo Leite, Mandetta, Luciano Huck e Amoedo – ir para o segundo turno, mesmo que se unam em torno de um único nome, é mínima.

Os postulantes pela direita (ou “centro democrático”) continuam fracos nas intenções de voto. Mas isso é problema deles, não de Ciro. A novidade de Ciro é que ele entende que também Bolsonaro estará fraco nas urnas, depois de morrer bem mais de meio milhão de brasileiros, de mais de metade da população viver em “insegurança alimentar” (eufemismo para fome) e de a economia só não chegar ao fundo do poço porque pode afundar ainda mais.

Ou seja, é inútil, nesta hora, Ciro disputar os votos progressistas com Lula ou o candidato do PT. Melhor assegurar a simpatia, a não-hostilidade dos nomes fracos da direita e aparecer como o homem forte que poderá suceder a Bolsonaro. Talvez haja até um cálculo discreto de que, depois de um falso machão na presidência, a firmeza de Ciro, que não hesita em ser agressivo para além da conta, poderá ajudar a conquistar eleitores que cravaram o nome do atual presidente não por ideologia, mas por seu perfil de destemido.

Essa é uma aposta inteligente. É arriscada e não sei se tem o dedo de marqueteiros, ou se resulta da intuição de um político que nunca teve medo de nada, e portanto não vai ter medo de correr riscos.

Por Renato Janine Ribeiro, ex-ministro da Educação (2015), professor de filosofia, cientista político, escritor e colunista brasileiro.

Este texto é opinativo e não reflete, necessariamente, a opinião do site Brasil Independente.

Sâmia Bonfim dispara contra Boulos e PSOL por reunião com ‘bolsonarista’

A deputada federal Sâmia Bonfim (PSOL-SP) disparou publicamente contra o colega Guilherme Boulos (PSOL-SP) e o próprio partido, nesta terça-feira (20), por uma postagem que exalta a polêmica reunião entre Boulos e Marcos Pereira, presidente do Republicanos, partido ligado à igreja Universal de Edir Macedo. “O Republicanos é bolsonarista”, acusou a psolista. Leia a matéria completa aqui.

Futebol com rosto de Bolsonaro como bola não justifica inquérito, diz MP

O procurador Anselmo Henrique Cordeiro Lopes, da Procuradoria da República no Distrito Federal, arquivou na última sexta-feira (16/4) inquérito policial aberto contra a produtora Gorila Company pela produção de um vídeo em que um molde da cabeça do presidente Jair Bolsonaro é usado como bola de futebol. Leia a matéria completa aqui.

Boulos vai a jantar com presidente de partido ligado à Universal

Pré-candidato ao governo de São Paulo em 2022, o líder sem-teto Guilherme Boulos (PSOL) jantou na noite da última sexta-feira com o deputado federal Marcos Pereira (SP), presidente do Republicanos, partido ligado à Igreja Universal. A conversa serviu para Boulos tentar romper resistências ao seu nome entre os evangélicos. Leia a matéria completa aqui.

Opinião: A Superliga Neoliberal da Europa

O mundo do futebol ficou em polvorosa com o anúncio da criação de uma Superliga envolvendo 12 entre os maiores clubes do planeta, que aguardam a adesão de outros três para iniciarem o torneio de maior rentabilidade financeira do planeta, na palavra dos envolvidos. Leia a matéria completa aqui.

Guedes, Pazuello e Ernesto Araújo terão que depor na CPI da Covid-19

Senadores já têm um plano de trabalho preliminar para o andamento da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19. O documento inclui a convocação de ministros e ex-ministros, incluindo o general Eduardo Pazuello, ex-chefe da pasta da Saúde, e o ex-chanceler Ernesto Araújo, além de especialistas como o biólogo Atila Iamarino – que se tornou uma das vozes em defesa das medidas científicas de contenção da pandemia no Brasil. Leia a matéria completa aqui.

Bolsonaro e Lula são dois extremos e PT deveria abrir mão da cabeça de chapa, diz líderança do PDT

Membro da Executiva Nacional do PDT e presidente da Central dos Sindicatos Brasileiros, Antonio Neto acredita que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e Lula (PT) são dois polos que se alimentam e precisam um do outro. Para ele, chegou o momento do PT aceitar o ocupar a vice-presidência, embora essa situação seja “quase impossível porque a vaidade não lhe permite isso”. Leia a matéria completa aqui.

Ciro sobre 2022: “Probabilidade de Bolsonaro estar no 2º turno é quase nenhuma”

O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) disse em entrevista para o jornal A Tarde que a chance do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) chegar ao 2º turno nas eleições presidenciais em 2022 é quase nula. Leia a matéria completa aqui.

Rachel Sheherazade processa SBT e acusa Silvio Santos de assédio e censura

Demitida em agosto de 2020, Rachel Sheherazade pede na Justiça uma indenização do SBT no valor de R$ 20 milhões. O Notícias da TV teve acesso ao processo de 522 páginas, no qual ela afirma que nunca recebeu nenhum direito trabalhista, como férias remuneradas e 13º salário, além de acusar Silvio Santos de assédio moral e humilhação em rede nacional e alegar que foi vítima de censura e boicote por parte da chefia de Jornalismo da emissora. Leia a matéria completa aqui.

Veja mais notícias no BRI.

Por Redação

O Brasil Independente é um veículo jornalístico que tem como valores a defesa da soberania e de um projeto nacional emancipador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aponte sua câmera

ou

Chave: brindependentetube@gmail.com

Assine nossa Newsletter!

Cadastre-se agora e receba nossas novidadesx

Assine nossa Newsletter!

Cadastre-se agora e receba nossas novidades

Sair da versão mobile