Share This Article
Rússia intensifica exercícios militares – A ministra das Relações Exteriores da Alemanha, Annalena Baerbock, se reúne nesta terça-feira (18) com Sergey Lavrov, que ocupa o mesmo cargo por parte do governo russo.
O tema central do encontro é a crise no Leste Europeu, sobretudo na Ucrânia, que tem feito reiteradas acusações contra a Rússia.
Outra preocupação é o aumento da movimentação militar russa na região.
Segundo Sergei Lavrov a Rússia ainda está esperando uma resposta tanto dos EUA quanto da OTAN sobre as propostas feitas.
Lavrov revelou que a Alemanha está disposta a um diálogo com a Rússia e para que se tente chegar em um ponto em comum.
A Alemanha afirmou que apesar de todas as diferenças e dos posicionamentos antagônicos dos dos países sobre questões de segurança, quer encontrar termos e está interessada em ter uma relação estável com a Rússia.
Exercícios intensificados
Com as ameaças feitas pelos EUA e pela OTAN, inúmeros vídeos nas redes sociais mostram equipamentos militares russos sendo transferidos para diversas regiões do país.
Entre as imagens divulgadas nas redes, pode-se ver militares russos indo para estações de trem e em aparente preparação para novos exercícios.
O exercício militar mais recente divulgado foi o “Allied Resolve 2022”, realizado entre a Rússia e a Bielorrússia, marcado para ocorrer entre 10 e 20 de fevereiro.
Conversa com a China e expansão
A Rússia também se prepara para uma conversa com o governo chinês para uma cooperação militar ainda maior que a já existente entre os dois países.
Os russos também têm aumentado sua influência no exterior, ocupando posições que antes eram dominadas pelos EUA e pela OTAN.
Recentemente, com a retirada das tropas francesas no Mali, tropas russas chegaram ao país a convite do governo malinense.
Além de Mali, a Rússia mantém tropas em outros países africanos e sobretudo na Síria, onde a situação dos EUA na região é cada vez pior.
Uma das causas são as denúncias de participação de comboios do exército americano em casos roubo de petróleo da Síria, sendo contrabandeado para o Iraque.
Tais recursos roubados teriam como finalidade financiar milícias na guerra civil síria.
Deterioração no leste
As reuniões entre Rússia e OTAN/EUA não geraram efeitos práticos para a crise e a situação na região segue se deteriorando.
O porta-voz russo, Dimitri Peskov, afirmou que a possibilidade da Rússia colocar tropas e equipamentos militares em Cuba e na Venezuela é real.
Pelo lado americano e da União Europeia, as sanções contra a Rússia foram renovadas.
Além disso, os Estados Unidos estão ameaçando promover sanções contra o próprio presidente Russo Vladimir Putin, algo que nunca aconteceu na história.
Em meio a queda de braço entre EUA e Rússia, a Europa está sendo pressionada pelos dois lados e se encontra em uma espécie de ‘fogo cruzado’, em especial a Alemanha, que é a maior potência econômica e política do Velho Continente.
Por Radamés Al’Massoud e Thiago Manga
Bolívia julga militares por golpe de Estado contra Evo Morales
Começa nesta terça-feira (18) o julgamento contra a ex-presidenta boliviana Jeanine Áñez e os ex-chefes militares e de polícia do “Caso Golpe de Estado II”, relativo aos fatos ocorridos no país andino em novembro de 2019 contra o presidente constitucional Evo Morales.
A informação foi divulgada recentemente pelo atual ministro do Governo da Bolívia, Eduardo del Castillo.
Leia a matéria completa aqui.
RECEBA NO SEU CELULAR AS NOTÍCIAS MAIS IMPORTANTES DO DIA
Leia mais notícias no BRI.