Categorias
Mundo

Rússia intensifica exercícios militares e se reúne com Alemanha

Rússia intensifica exercícios militares – A ministra das Relações Exteriores da Alemanha, Annalena Baerbock, se reúne nesta terça-feira (18) com Sergey Lavrov, que ocupa o mesmo cargo por parte do governo russo.

O tema central do encontro é a crise no Leste Europeu, sobretudo na Ucrânia, que tem feito reiteradas acusações contra a Rússia.

Outra preocupação é o aumento da movimentação militar russa na região.

Segundo Sergei Lavrov a Rússia ainda está esperando uma resposta tanto dos EUA quanto da OTAN sobre as propostas feitas.

Lavrov revelou que a Alemanha está disposta a um diálogo com a Rússia e para que se tente chegar em um ponto em comum.

A Alemanha afirmou que apesar de todas as diferenças e dos posicionamentos antagônicos dos dos países sobre questões de segurança, quer encontrar termos e está interessada em ter uma relação estável com a Rússia.

Exercícios intensificados

Com as ameaças feitas pelos EUA e pela OTAN, inúmeros vídeos nas redes sociais mostram equipamentos militares russos sendo transferidos para diversas regiões do país.

Entre as imagens divulgadas nas redes, pode-se ver militares russos indo para estações de trem e em aparente preparação para novos exercícios.

O exercício militar mais recente divulgado foi o “Allied Resolve 2022”, realizado entre a Rússia e a Bielorrússia, marcado para ocorrer entre 10 e 20 de fevereiro.

Conversa com a China e expansão

A Rússia também se prepara para uma conversa com o governo chinês para uma cooperação militar ainda maior que a já existente entre os dois países.

Os russos também têm aumentado sua influência no exterior, ocupando posições que antes eram dominadas pelos EUA e pela OTAN.

Recentemente, com a retirada das tropas francesas no Mali, tropas russas chegaram ao país a convite do governo malinense.

Além de Mali, a Rússia mantém tropas em outros países africanos e sobretudo na Síria, onde a situação dos EUA na região é cada vez pior.

Uma das causas são as denúncias de participação de comboios do exército americano em casos roubo de petróleo da Síria, sendo contrabandeado para o Iraque.

Tais recursos roubados teriam como finalidade financiar milícias na guerra civil síria.

Deterioração no leste

As reuniões entre Rússia e OTAN/EUA não geraram efeitos práticos para a crise e a situação na região segue se deteriorando.

O porta-voz russo, Dimitri Peskov, afirmou que a possibilidade da Rússia colocar tropas e equipamentos militares em Cuba e na Venezuela é real.

Pelo lado americano e da União Europeia, as sanções contra a Rússia foram renovadas.

Além disso, os Estados Unidos estão ameaçando promover sanções contra o próprio presidente Russo Vladimir Putin, algo que nunca aconteceu na história.

Em meio a queda de braço entre EUA e Rússia, a Europa está sendo pressionada pelos dois lados e se encontra em uma espécie de ‘fogo cruzado’, em especial a Alemanha, que é a maior potência econômica e política do Velho Continente.

Por Radamés Al’Massoud e Thiago Manga

Bolívia julga militares por golpe de Estado contra Evo Morales

Começa nesta terça-feira (18) o julgamento contra a ex-presidenta boliviana Jeanine Áñez e os ex-chefes militares e de polícia do “Caso Golpe de Estado II”, relativo aos fatos ocorridos no país andino em novembro de 2019 contra o presidente constitucional Evo Morales.

A informação foi divulgada recentemente pelo atual ministro do Governo da Bolívia, Eduardo del Castillo.

Leia a matéria completa aqui.

RECEBA NO SEU CELULAR AS NOTÍCIAS MAIS IMPORTANTES DO DIA

Telegram: AQUI
Whatsapp: AQUI

Leia mais notícias no BRI.

Por Redação

O Brasil Independente é um veículo jornalístico que tem como valores a defesa da soberania e de um projeto nacional emancipador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aponte sua câmera

ou

Chave: brindependentetube@gmail.com

Assine nossa Newsletter!

Cadastre-se agora e receba nossas novidadesx

Assine nossa Newsletter!

Cadastre-se agora e receba nossas novidades

Sair da versão mobile