Share This Article
Saiba quem é Zé Trovão – Reportagem de Marcos Rogério Lopes no R7 traça o perfil do caminhoneiro youtuber paulista Marcos Antônio Pereira Gomes, o Zé Trovão.
Confira:
Os dias que antecederam os protestos de 7 de setembro e a atual manifestação dos caminhoneiros pelo país projetaram a figura do youtuber paulista Marcos Antônio Pereira Gomes, o Zé Trovão, um dos assuntos mais comentados do Twitter brasileiro nesta quinta-feira (9).
Vídeos de Zé Trovão convocando bolsonaristas a irem às manifestações do Dia da Independência e depois a pararem as estradas do país começaram a circular desde o fim de agosto em grupos de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro.
Zé Trovão aparece quase sempre sozinho, com uma bandeira do Brasil e em cenários que não permitem identificar sua localização, afinal está foragido desde que o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes determinou sua prisão na última sexta-feira (3).
O inquérito que motivou a prisão investiga ameaças à democracia em atos violentos que estavam sendo organizados para 7 de setembro.
Também por determinação do STF, ele está proibido de se aproximar da Praça dos Três Poderes, em Brasília.
Zé Trovão se popularizou como um suposto líder dos caminhoneiros ao insuflar atos contra os ministros do STF. Segundo uma de suas postagens em redes sociais, os manifestantes só deixariam Brasília após todos os ministros do Supremo serem retirados.
Ele também defendia que os manifestantes entregassem vários pedidos de impeachment dos integrantes do tribunal.
OUTRAS NOTÍCIAS:
LEIA: Ciro Gomes aceita convite e vai ao 12/9; ‘Fora Bolsonaro’ é pauta única
LEIA: PDT da capital adere ao 12/9 em SP; ‘Fora Bolsonaro’ é pauta única
LEIA: Com exceção da CUT, centrais sindicais se juntam a atos pelo impeachment
LEIA: Mais de 100 caminhões bloqueiam Esplanada e exigem acesso do STF
LEIA: Fux dispara contra Bolsonaro e cobra Congresso: ‘crime de responsabilidade’
Zé Trovão não aceita ‘áudio’ de Bolsonaro; “Minha vida tá destruída”
O bolsonarista teria um site, o Portal Brasil Livre, que está fora do ar, mas ficou conhecido com postagens na página do Youtube Zé Trovão, a Voz das Estradas, desativado.
A página no Youtube prometia “notícias reais sobre estradas e política”.
No sábado (4), em outra de suas gravações, o youtuber paulista que morava em Joinville (SC) até fugir da Justiça afirmou que estaria na manifestação do dia 7 na Avenida Paulista, em São Paulo. No vídeo, ele desafiava Alexandre de Moraes a ir buscá-lo.
“Eu vou te fazer um convite, Alexandre de Moraes. Que tal você mesmo vir à Paulista no dia 7 de setembro e me prender? Estarei lá a sua disposição.”
Em outra postagem que começou a circular na noite de ontem, quarta-feira (8), o militante defendeu que a partir das 6h desta quinta-feira “todas as bases brasileiras fechem tudo” e não deixem passar nada além de “ambulâncias, oxigênio e remédios”.
Ele afirma ainda que “nós precisamos resolver o problema do Brasil agora, nesta semana” e convoca a população a ajudar a categoria a fechar as rodovias do país.
OUTRAS NOTÍCIAS:
LEIA: Randolfe Rodrigues envia notícia-crime contra Bolsonaro ao STF
LEIA: Vice-presidente da Câmara: impeachment de Bolsonaro será “inevitável”
LEIA: Centrão ‘garante’ Mourão em caso de impeachment; Lira mira cassação no TSE
ASSISTA: Urgente: Bolsonaristas tentam invadir o Ministério da Saúde
Foragido, Zé Trovão debocha de Moraes; ‘Venha me prender’
Na manhã desta quinta, provavelmente após saber que Bolsonaro e o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, são contrários ao fechamento das rodovias, Zé Trovão reaparece em uma gravação cobrando uma ação do presidente da República.
No vídeo, Zé Trovão diz que Bolsonaro está convocando os caminhoneiros desde o início do ano e acrescenta que é hora de o chefe do Executivo fazer “o que deve ser feito”. O militante afirma que esteve nos atos de 1º e 15 de maio e em 1º de agosto.
“Presidente, pelo amor de Deus, estão atacando o nosso povo aí em Brasília, a polícia está usando da força. O senhor é a nossa última salvação, presidente, nós vamos trancar todo o Brasil porque estamos do lado do senhor, pelo amor de Deus, preisdente, não deixa o povo ser oprimido. Faz o que deve ser feito porque o senhor tem o povo do seu lado.”
“Fala para os caminhoneiros aí que são nossos aliados, mas esses bloqueios atrapalham a nossa economia e isso provoca desabastecimento, inflação, prejudica todo mundo e, em especial aí, os mais pobres. Então, dá um toque aí nos caras, se for possível, e vamos liberar, tá ok? Para a gente seguir com a normalidade.”, disse Bolsonaro na mensagem.
Após a divulgação do apelo de Bolsonaro aos caminhoneiros, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, divulgou um vídeo, às 22h30, atestando a veracidade do áudio do presidente e reforçando o pedido para liberarem as vias.
OUTRAS NOTÍCIAS:
LEIA: ‘Ultimato’ de Bolsonaro ao STF reúne 6% do esperado em SP; 125 mil
ASSISTA: Vídeo: Homem filma bolsonaristas recebendo R$ 100 para ir ao 7/9
ASSISTA: Vídeo: Bolsonaristas inflam pênis gigante na Av Paulista, em SP
RECEBA NO SEU CELULAR AS NOTÍCIAS MAIS IMPORTANTES DO DIA
Discurso golpista de Bolsonaro deixa Arthur Lira contrariado
O jornalista Lauro Jardim informa em sua coluna em o Globo que o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), assistiu de Maceió aos dois discursos golpistas feitos hoje por Jair Bolsonaro (sem partido) com sensações diferentes entre um e outro.
Leia a matéria completa aqui.
Bolsonaro dá ‘ataque’ com ‘fracasso’ no 7/9: “Cadê o pessoal?”
De acordo com o jornalista Ricardo Noblat, o presidente Jair Bolsonaro não gostou nada do resultado das manifestações em Brasília na manhã de hoje (07).
Leia a matéria completa aqui.
PF prende bolsonarista que revelou oferta pela ‘cabeça de Moraes’
A PF (Polícia Federal) prendeu na tarde de domingo (05) o bolsonarista Márcio Giovani Nique, conhecido como “professor Marcinho”.
Leia a matéria completa aqui.
Veja mais notícias no BRI.