Share This Article
O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou neste sábado (4) durante visita a Foz do Iguaçu (PR) que irá aos debates do primeiro turno se Lula (PT) também marcar presença. Os dois já afirmaram que não pretendem comparecer aos debates usando a ausência um do outro como justificativa, pois ambos consideram que virariam alvo único dos demais candidatos.
Sobre isso, Bolsonaro afirmou que é “questão de estratégia”. “No primeiro turno, a gente pensa. Porque se eu for, os 10 candidatos vão querer o tempo todo dar pancada em mim. E eu não vou ter tempo de responder para eles”, disse o presidente no Programa do Ratinho, quando sugeriu também um debate com “perguntas combinadas”. Hoje, no entanto, ele mudou o discurso. “Eu fecho agora: se Lula for, eu vou junto com ele”, prometeu.
Outro motivo apontado pelo presidente para se ausentar é que o candidato a reeleição nunca comparece aos debates do primeiro turno. “Nunca um presidente, pelo que eu tenha conhecimento, participou”, disse. A afirmação de Bolsonaro é quase verdadeira quando se analisa os pleitos após a redemocratização. De fato, Fernando Henrique Cardoso e Lula não participaram em 1998 e 2006, respectivamente, mas Dilma Roussef marcou presença em 2010.
Com informações de: Metrópoles
Leia também
Lula e Bolsonaro fora de debates é crime contra democracia – Pré-candidato do PDT à Presidência da República, o ex-ministro Ciro Gomes disse ao GLOBO que é um “crime contra a democracia” a possibilidade de os dois líderes nas pesquisas, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL), faltarem aos debates presidenciais das eleições deste ano.