Share This Article
Ciro enfrenta Bolsonaro em debate – Em debate marcado pela ausência do ex-presidente Lula (PT), o presidente Jair Bolsonaro (PL) foi o alvo principal das críticas dos adversários Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (MDB) e Soraya Thronicke (União Brasil).
Substituto do bolsonarista Roberto Jefferson (PTB), impedido de concorrer, Padre Kelmon (PTB) fez dobradinhas com o presidente, em meio a perguntas permeadas críticas à esquerda sobre aborto e perseguição aos cristãos na Nicarágua.
O debate deste sábado (24) foi organizado em pool por SBT, CNN Brasil, O Estado de S. Paulo, Terra, Veja e as rádios Eldorado e Nova Brasil.
O púlpito reservado a Lula ficou vazio.
Após o ex-presidente Lula (PT) dizer que não iria ao debate do SBT porque este “demorou” para ser marcado, a emissora veio a público desmentir o petista.
Ciro enfrenta Bolsonaro
O ponto alto do debate foi o embate entre Ciro Gomes e Jair Bolsonaro.
Bolsonaro citou a operação a Polícia Federal realizada, meses atrás, contra o ex-ministro, no Ceará, para insinuar seu envolvimento com corrupção.
“Me defendo e me explico. Eu, de fato, foi vítima de uma busca e apreensão que uma ação meramente cautelar não é acusação. Não estou denunciado. Nunca respondi, em 42 anos de vida pública, por qualquer denúncia de corrupção. E esta busca e apreensão foi julgada por unanimidade ilegal. A minha desconfiança é: é um delegado petista canalha, que eu sei que é, ou foi o governo Bolsonaro interferindo na Polícia Federal, como fez para proteger os filhos?”, rebateu Ciro.
O ex-governador passou então a listar casos suspeitos de corrupção envolvendo o governo Bolsonaro.
“Agora digo o que é que eu estou dizendo. Bolsonaro, olha aqui para você. Você vendeu a carteira de crédito de 3 bilhões e 300 milhões de reais do Banco do Brasil por 300 e poucos milhões para o BTG. Aí tem. Você vendeu a Landulpho Alves por metade do preço para um fundo obscuro dos Emirados Árabes. Se vendeu pela metade do preço, alguém ganhou e o povo brasileiro perdeu.”
“Bolsonaro, você vendeu os gasodutos e oleodutos da Petrobrás e entregou um contrato de aluguel. E essa é a roubalheira mais escandalosa que eu já vi. Não vou falar da biografia. Filhos envolvidos em compra com dinheiro em espécie.”
(Foto: Reprodução)