Share This Article
Série sobre o PCC – UOL – A segunda temporada da série “PCC – Primeiro Cartel da Capital” estreia nesta terça-feira (27), às 20h, no Canal UOL. Depois de contar como o PCC se tornou a maior facção criminosa do Brasil, o documentário foca agora nas disputas do alto escalão pelo comando da estratégia do tráfico internacional.
Os novos episódios já estavam disponíveis com exclusividade para os assinantes do UOL Play, a plataforma de streaming do UOL, desde 13 de julho. A produção é de MOV.doc, selo de documentários do UOL, e conta com direção de João Wainer (dos documentários “Junho – o mês que abalou o Brasil” e “Pixo”) e reportagem do Núcleo Investigativo do UOL, assim como a primeira temporada.
Desta vez, a série acompanha a trajetória de Gegê do Mangue e André do Rap. E mostra que o dinheiro e a vida de luxo dos líderes do PCC têm deixado rastros para as investigações da Polícia Federal. Como defende Elvis Secco, coordenador da divisão de crime organizado da PF:
“Um pseudo empresário que começou a enriquecer com o dinheiro do tráfico de drogas e que anda em um Porsche de R$ 500 mil não vive na periferia. Não são as biqueiras que vão mostrar pra sociedade um grande resultado.”
OUTRAS NOTÍCIAS:
LEIA: Antonio Neto: “É hora de derrubar Bolsonaro, não estátuas”
LEIA: Freixo crava Ciro e Lula no 2º turno: “1ª vez que concordo com Bolsonaro”
LEIA: Dirigente do PDT faz pedido de casamento durante protesto no RJ e emociona
LEIA: PDT leva líderes trabalhistas à Av Paulista
A segunda temporada conta com dois episódios. No primeiro, a equipe do UOL conseguiu acompanhar uma das maiores apreensões de cocaína do Porto de Santos em 2020: 600 quilos de pasta base que tinham como destino Hamburgo, na Alemanha. Especialistas apontam que a principal rota do PCC passa pela cidade de Santos, no litoral de São Paulo, chegando a ser chamada de “a nova Cáli”, em referência ao notório cartel colombiano.
O documentário explica ainda como Gegê do Mangue assumiu a estratégia internacional e expandiu os negócios da facção para a Europa. O episódio mostra como a desconfiança fez com que Gegê fosse de supervisor de toda a operação para alvo de uma emboscada no Ceará, onde foi assassinado por seus comparsas.
Com a saída de Gegê, André do Rap assume o comando. E faz de Santos seu palco para a carreira musical e criminosa. O segundo episódio mostra a ascensão de André. Ele chegou a ser preso em uma de suas casas milionárias em Angra dos Reis, mas ficou apenas um ano atrás das grades devido a uma decisão do ministro Marco Aurélio Melo, do STF. Hoje ele é considerado um dos criminosos mais procurados pela polícia internacional.
A estreia da nova temporada de “PCC – Primeiro Cartel da Capital” acontece hoje, às 20h, no Canal UOL, logo depois de um bate-papo do jornalista Diego Sarza com Flávio Costa, editor do Núcleo Investigativo do UOL, e João Wainer, diretor do documentário.
A primeira temporada já soma mais de 5 milhões de visualizações no YouTube e está disponível no UOL Play e também no YouTube de MOV.doc.
OUTRAS NOTÍCIAS:
LEIA: Bolsonaro: “Se direita bater muito, vai ter que escolher entre Lula e Ciro”
LEIA: Bolsonaro se encontra com neta de ministro de Hitler, extremista alemã
LEIA: Opinião: ‘Matéria de El País sobre estátua de Borba Gato violenta nossa história’
ESPECIAL CONGRESSO CSB:
O pré-candidato à presidência Ciro Gomes (PDT) disse nesta sexta-feira (23), ao abrir o 3º Congresso da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), que “30 anos de neoliberalismo produziram esse Brasil trágico”. O 3º Congresso da Central dos Sindicatos Brasileiros conta com o apoio do Brasil Independente.
Leia a matéria completa aqui.
Vídeo: Eduardo Moreira dá ‘aula’ sobre neoliberalismo na CSB
Durante o painel ‘A revogação da destruição neoliberal’ do 3º Congresso da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), o engenheiro e criador do movimento “Somos 70%” Eduardo Moreira deu uma verdadeira ‘aula’ sobre a ‘lógica neoliberal’.
Leia a matéria completa aqui.
Elias Jabbour na CSB: ‘Biden é resposta dos EUA ao desafio chinês’
O economista Elias Jabbour, professor de pós-graduação em ciências econômicas e relações internacionais da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), disse que a eleição de Joe Biden nos EUA é uma ‘resposta dos EUA ao desafio chinês’.
Leia a matéria completa aqui.
Nelson Marconi no Congresso da CSB: “Gerar emprego é o ponto principal”
Economista da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Nelson Marconi elegeu a geração de emprego como o ‘ponto principal’ de um processo de recuperação econômica do Brasil durante o 3º Congresso da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), que ocorre neste momento e está sendo transmitido ao vivo.
Leia a matéria completa aqui.
Veja mais notícias no BRI.