Share This Article
Irã solicita adesão ao BRICS – O Irã, país localizado no Oriente Médio, manifestou interesse em ingressar no grupo das cinco principais economias emergentes (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), o BRICS.
O anúncio foi feito pelo porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do país árabe, Saeed Khatibzadeh, em entrevista coletiva nesta segunda-feira (27).
O pedido iraniano ocorre após a manifestação do mesmo interesse por parte da Argentina.
O diplomata acrescentou que uma série de consultas foi realizada no país sobre o tema e que embora o BRICS não seja um tratado ou um acordo internacional, ele tem se baseado em um “mecanismo muito criativo com aspectos amplos”.
PF exonera delegado que investigava ex-ministro de Bolsonaro
BRICS
O porta-voz observou que os membros do BRICS representam 30% da produção bruta mundial e 40% da população do planeta e expressou a esperança de que a adesão do Irã ao bloco resultaria em “valores agregados” para todos os lados.
Durante a XIV Cúpula do BRICS, na última quinta-feira (23), o presidente iraniano fez um discurso a convite do presidente chinês, Xi Jinping e falou sobre pontos de vista do Irã a respeito de questões internacionais.
O presidente Raisi demonstrou interesse em aumentar a cooperação iraniana com outras nações e pediu aos membros do BRICS que fortalecessem o grupo para uma atuação efetiva de instituições multilaterais independentes.
Os objetivos gerais seriam alcançar o desenvolvimento homogêneo e a paz mundial.
(Com informações de Sputnik Brasil)
Foto: Reprodução