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Mudança de nome do Vitória – Campeão da Série B, o Vitória recebeu essa semana uma proposta para lá de inusitada: um site de acompanhantes – que aliás, já é patrocinador do clube – quer mudar o nome do clube durante os próximos dez anos.
A proposta é para que a equipe passe a se chamar Fatal Model Vitória, e para tentar convencer os dirigentes do clube baiano, a empresa ofereceu nada menos do que R$$ 200 milhões. O site também fez uma outra proposta, envolvendo o naming rights do Barradão, que passaria a se chamar Fatal Model Arena Barradão. Esta operação renderia R$ 100 milhões ao Vitória.
Na manhã desta sexta-feira (1º), o presidente do Vitória, Fábio Mota, contou que abriu uma enquete para conhecer a opinião dos sócios do clube. O dirigente reforçou que o resultado da enquete não será definitivo para a mudança do nome, que ainda precisaria ser aprovada pelo Conselho Deliberativo e votada em Assembleia Geral Extraordinária (AGE). No caso do naming right, a discussão é mais simples e envolve apenas decisão da diretoria rubro-negra.
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“É apenas uma enquete. Ninguém está aqui para vender o nome do Vitória. Quando o Vitória recebe uma proposta como essa, você tem a obrigação de tornar pública, de ouvir as pessoas. Cada um tem sua convicção. Recebemos duas propostas: uma para vender o nome do estádio por dez anos, e outra para o nome do clube. Estamos simplesmente fazendo uma enquete para ouvir o que o torcedor acha disso”, explicou.
Essa é a segunda vez que Fábio Mota recorre aos sócios-torcedores para tomar uma decisão. Recentemente, o presidente do Vitória abriu uma enquete para decidir se o clube adotaria ou não uma estrela após ser campeão da Série B. Na ocasião, o “sim” venceu com 87%.
As propostas não são cumulativas, isto é, se o Vitória aceitar mudar o seu nome por R$ 200 milhões, a Fatal Model não vai mais destinar R$ 100 milhões pelo naming rights do estádio.
“Se o torcedor aceitar, o nome do clube deixa de existir. É uma ou outra. São R$ 100 milhões para naming rights e R$ 200 milhões para o nome do clube. Eles não estão aqui propondo R$ 300 milhões. Se for aprovada a segunda opção, é de forma ativa. Eu não tenho poder de fazer isso. Tem que ter discussão no Conselho, na AGE”.
Reforma do Barradão
O presidente do clube baiano argumentou que a venda do naming rights do Barradão vai ser importante para acelerar as obras de reforma no estádio. O Vitória tem o plano de transformar a praça esportiva em uma arena e ao todo, o projeto tem um custo de R$ 350 milhões.
“O projeto da Arena Barradão é um projeto de R$ 350 milhões. Se for aprovado os R$ 100 milhões da Fatal Model, vão faltar R$ 250 milhões. Vamos ter uma rapidez maior no início das obras. Mas as reuniões com outros patrocinadores continuam. Se chegarem dez propostas, eu vou criar enquete para as dez propostas. A Fatal foi a primeira a concretizar oficialmente a proposta”.
Fábio Mota explicou que os R$ 100 milhões da Fatal Model serviriam para adiantar a cobertura do estádio.
“Os R$ 100 milhões serão dedicados para a cobertura da Arena Barradão, que será o primeiro passo da construção da Arena Barradão. O projeto total é de algo perto de R$ 350 milhões. Então será apenas um primeiro passo”.
Em 2024, o Vitória disputará quatro competições: Campeonato Baiano, Copa do Nordeste, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro. A temporada começa no dia 17 de janeiro.
“É uma decisão além do presidente. A decisão que está ao poder do Conselho Diretoria é a venda do naming rights. Se for aprovada, vamos mandar para os órgãos internos do clube. Ninguém é dono do clube. Temos uma Associação com 33.222 sócios. O que estamos fazendo é apenas uma enquete que não é vinculativa ao que vai acontecer”, completa o presidente.
(Com informações de GE)
(Foto: Foto: Pietro Carpi/EC Vitória)