Share This Article
Sósia de Putin – Um oficial do governo ucraniano afirmou em suas redes sociais que, ao contrário do que foi divulgado pelo governo russo, Vladimir Putin não esteve em Mariupol – cidade na Ucrânia tomada pelas forças russas – neste fim de semana.
Segundo Anton Gerashchenko, conselheiro do ministro de assuntos internos da Ucrânia, o homem em Mariupol era, na verdade, um sósia. Ele postou 3 fotos de Putin, duas nos dias 18 e 19 de março, na Ucrânia, e uma no dia 21 de março, em Moscou e perguntou:
“Qual deles vocês acham que é o verdadeiro?”
Nas imagens, o conselheiro circulou o queixo de Putin como uma das evidências de que não se trata de uma pessoa só, pois o formato está diferente em cada foto.
Além disso, o fato de que o presidente russo estava caminhando sozinho, sem seguranças e sem bloqueio das ruas seria mais uma evidência de que o homem seria um sósia de Putin.
Rússia aprofunda laço com China e vê risco de guerra nuclear
O oficial ucraniano disse ainda que as visitas a Mariupol e Sevastopol teriam sido feitos à noite para dificultar a identificação dos sósias, que também evitam falar muito para que não sejam descobertos.
Em entrevista ao Kyiv Post, o representante da inteligência militar ucraniana, Andriy Yusov, confirmou a versão do colega e disse que “um homem parecido com Putin visitou Mariupol”.
Alegações sobre sósia de Putin
Esta não é a primeira vez que o governo ucraniano alega que Vladimir Putin utiliza sósias para aparições públicas. Além da questão de segurança, evitando se expor a tentativas de assassinato, os ucranianos afirmam que Putin estaria doente e debilitado, com tremores visíveis.
Em outubro do ano passado, o chefe da inteligência militar ucraniana, Kyrylo Budanov, disse ao Kyiv Post que Putin usa ao menos três sósias. “Eles fizeram cirurgias plásticas para se parecerem mais com o chefe do Kremlin”, afirmou.
De acordo com Budanov, a inteligência de seu país tem certeza da existência desses três sósias, mas não sabe exatamente quantos são no total.
“Uma coisa que os entrega é a altura. Essa diferença é visível em vídeos e fotos. Os gestos, linguagem corporal e os lóbulos das orelhas também, uma vez que são únicos para cada pessoa”, argumentou o militar.
Imagem: Suposto sósia de Putin (à esq) e Kyrylo Budanov (à dir)
(Com informações de UOL e NY Post)
(fotos: reprodução)