Share This Article
Epidemia de dengue – O governo de São Paulo anunciou, nesta terça-feira (5), estado de emergência devido à situação preocupante da dengue em todo estado. A medida foi tomada pelo Centro de Operações de Emergências (COE), sob coordenação da Secretaria Estadual da Saúde, em resposta ao crescente número de casos da doença. Com mais de 138 mil casos e 31 mortes registradas até o momento, a situação demanda ações urgentes para conter a propagação do vírus.
A decisão ocorreu após São Paulo atingir um marco alarmante: 300 casos confirmados da doença para cada grupo de 100 mil habitantes, conforme divulgado nesta segunda-feira (4). Regiane de Paula, coordenadora de Controle de Doenças do Estado de São Paulo, enfatizou que os números indicam uma epidemia, conforme os critérios estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
LEIA: Governo apresenta projeto para regulamentar trabalho por app
Além de São Paulo, outros estados como Acre, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Amapá já decretaram estado de emergência devido à dengue neste ano.
Com o decreto, os gestores públicos ganham maior flexibilidade para destinar recursos e tomar medidas urgentes de combate à doença, sem a necessidade de passar por processos de licitação. Priscilla Perdicaris, secretária da Saúde em exercício, destacou que a medida visa agilizar a aquisição de insumos, a contratação de profissionais e a ampliação da rede de atendimento, enquanto os municípios podem se beneficiar do decreto para também decretarem estado de emergência em suas localidades.
O governo estadual planeja ampliar o número de equipamentos de fumacê, essenciais no combate ao mosquito transmissor da dengue. Atualmente, São Paulo conta com cerca de 600 equipamentos, e a compra de novos já está em negociação com o Ministério da Saúde.
“A gente trabalhou com os dados do painel de monitoramento: 311 casos por 100 mil habitantes. A gente está em epidemia, segundo o que a OMS (Organização Mundial da Saúde) determina dos casos confirmados”, comentou Regiane de Paula, coordenadora de Controle de Doenças do Estado de São Paulo.
Até o momento, 22 dos 645 municípios do estado já decretaram emergência, buscando mobilizar recursos e intensificar as ações de prevenção e controle da doença em âmbito local.
O aumento significativo de casos de dengue tem preocupado as autoridades de saúde, que alertam para a importância da prevenção e do cuidado individual. Enquanto isso, a vacinação contra a doença foi iniciada em alguns municípios paulistas, como uma medida adicional na luta contra a epidemia.
22 dos 645 municípios do estado já decretaram emergência. São eles:
Bariri
Bertioga
Boraceia
Botucatu
Getulina
Guararema
Guaratinguetá
Jacareí
Jandira
Mairiporã
Marília
Mauá
Pederneiras
Pindamonhangaba
Registro
Santa Branca
São Manuel
Sorocaba
Suzano
Taubaté
Votorantim
Votuporanga
(Com informações do UOL)
(Foto: Reprodução/Freepik)