Share This Article
Suspeito de furto é amarrado pelos pés – Um homem suspeito de furtar duas caixas de bombom em uma de loja de conveniência na Vila Mariana, zona sul de São Paulo, foi algemado, amarrado pelos pés com uma corda e arrastado por dois policiais militares na madrugada desta segunda-feira (05).
A cena foi filmada por uma testemunha dentro da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Vila Mariana, para onde o suspeito – identificado como Robson Rodrigues Francisco – foi levado pelos PMs após ser detido.
Vídeo: Vereadores trocam socos em reunião no Mato Grosso
Nas imagens, ele parece alterado e grita várias vezes. Assista:
AMARRADO PELOS PÉS
Um homem suspeito de furto foi amarrado pelos pés com uma corda e arrastado por dois policiais militares na madrugada desta segunda-feira (05), na Vila Mariana, zona sul de São Paulo.
A cena foi filmada por uma testemunha da ação dos PMs.
Vídeo: Metrópoles pic.twitter.com/dJkA1DnE7d
— BRI – Brasil Independente 📰🇧🇷 (@obrindependente) June 7, 2023
O autor do vídeo foi levado pelos PMs para o 27º Distrito Policial (DP) porque fez a gravação e disse ter ficado “inconformado com a forma que estavam tratando o cidadão”.
“É um absurdo os policiais tratarem um ser humano daquele jeito. Como assim, estamos na época da escravidão?”, questionou o homem ao site Metrópoles.
Nas imagens, é possível ver os policiais tentando intimidá-lo, pedindo seus documentos.
“Disseram que eu tinha que ser formado em segurança pública para questionar o que eles estavam fazendo com aquele rapaz”, frisa.
O educador diz que, quando confirmou que iria até o DP, um dos PMs fez um gesto e, imediatamente, eles ligaram as câmeras presas ao uniforme.
“Antes, quando foram me intimidar, não estavam ligadas”, relata.
Segundo ele, o suspeito ficou ao menos três horas amarrado até que o delegado o convocou para prestar depoimento. “Ele gritava de dor”, diz.
Furto no Oxxo
Um funcionário da loja de conveniência Oxxo afirmou que Robson e outros dois rapazes entraram na unidade e fizeram um “arrastão”, colocando diversos produtos dentro de cestas.
O trabalhador suspeitou da ação, acionou o botão do pânico e foi para o lado de fora.
O trio saiu da loja levando vários produtos sem pagar, como caixas de bombom, bebidas alcóolicas e energéticas, avaliados em cerca de R$ 500.
O funcionário indicou aos policiais as vestimentas e o sentido para o qual os suspeitos teriam ido.
Mais adiante, em outra rua, os PMs encontraram Robson Rodrigues Francisco com duas caixas de bombom e segundo os policiais, o homem “confessou que havia furtado do mercado”.
Ainda segundo os PMs, Robson “estava bastante alterado e em nenhum momento acatou a ordem dos policiais, sendo necessário o uso da força para algemá-lo”.
Segundo o relato policial, foram necessários quatro policiais para segurar o suspeito.
“Mesmo algemado, Robson continuou resistindo e foi necessária a utilização de uma corda para amarrar os pés”, disseram os militares na delegacia.
O site Metrópoles procurou a Secretaria da Segurança Pública na noite desta terça-feira (06) para questioná-la sobre a conduta dos PMs, mas não obteve resposta.
(Com informações de Metrópoles)
(Foto: Reprodução)