Share This Article
Temer diz que escreveu nota de Bolsonaro – O ex-presidente Michel Temer (MDB) disse à CNN na tarde desta quinta-feira (09) que ele foi o autor da nota publicada há pouco pelo presidente Jair Bolsonaro, em que recua das ameaças ao STF e reafirma o respeito aos Poderes, chegando até a elogiar o ministro Alexandre de Moraes
Temer também teria mediado um telefonema entre os dois desafetos, de acordo com o jornal Folha de S. Paulo, e ajudado a colocar ‘panos quentes’ na crise institucional que explodiu no país após o 7 de setembro.
🇧🇷 À CNN, o ex-presidente Michel Temer, que tem o costume de redigir cartas para enviar a atores políticos, confirma que escreveu a carta assinada pelo presidente Jair Bolsonaro.
"Estou ajudando a pacificar o país", disse Temer.
— Eixo Político (@eixopolitico) September 9, 2021
OUTRAS NOTÍCIAS:
LEIA: Bolsonaro recua em nota: “Nunca tive intenção de agredir Poderes”
ASSISTA: Vídeo: Bolsonaristas celebram ‘queda do STF’ após ‘autofake’
LEIA: Zé Trovão está no México e vai se entregar, diz defesa à site
LEIA: Saiba quem é Zé Trovão, o caminhoneiro youtuber bolsonarista
ASSISTA: Vídeo: Zé Trovão não aceita ‘áudio’ de Bolsonaro; “Minha vida tá destruída”
Veja a matéria publicada pela Folha instantes atrás:
“Antes da divulgação de nota em que recuou de seus ataques golpistas aos outros Poderes, o presidente Jair Bolsonaro conversou por telefone com o ministro do STF, Alexandre de Moraes, em ligação mediada por Michel Temer (MDB).
A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do ex-presidente. Temer foi acionado ainda na quarta-feira (8) por Bolsonaro, que buscava conselhos para administrar os bloqueios de caminhoneiros e para tentar contornar a crise gerada com o Supremo Tribunal Federal.
Nesta quinta-feira (9), durante conversa entre ambos, Temer ligou para Moraes, que foi indicado por ele para o STF na época em que estava na Presidência.
Segundo quem acompanhou a conversa, o diálogo foi institucional e Bolsonaro disse o que divulgaria posteriormente na carta pública: falou que não nunca teve a atenção de agredir e que acredita na harmonia entre os Poderes.
OUTRAS NOTÍCIAS:
OUÇA: Áudio: Adnet imita Bolsonaro e manda caminhoneiros dançarem ‘macarena’
LEIA: Urgente: Ciro Gomes fará pronunciamento sobre 12/9 ainda hoje
LEIA: Exclusivo: Molon irá ao ato de domingo contra Bolsonaro, em SP
ASSISTA: Vídeo: Abalado, Zé Trovão faz novo desabafo; ‘Cadê a população?’
LEIA: Senado cogita eleição presidencial com 3 candidatos no 2º turno
A conversa também tratou da possibilidade de outras ligações futuras entre ambos.[
“Nunca tive nenhuma intenção de agredir quaisquer dos Poderes. A harmonia entre eles não é vontade minha, mas determinação constitucional que todos, sem exceção, devem respeitar”, afirmou o presidente em “nota à nação” divulgada nesta quinta-feira (9).
O texto também foi elaborado com a ajuda de Temer.
“Essas questões devem ser resolvidas por medidas judiciais que serão tomadas de forma a assegurar a observância dos direitos e garantias fundamentais previsto no Art 5º da Constituição Federal. Reitero meu respeito pelas instituições da República, forças motoras que ajudam a governar o país.”
Em seu discurso na avenida Paulista na terça-feira (7), Bolsonaro ameaçou descumprir decisões judiciais do ministro Alexandre de Moraes, a quem chamou de “canalha”.
Nesta quinta (9), elogiou as qualidades de Moraes como “jurista e professor” e disse apenas que existem “naturais divergências” em relação a algumas de suas decisões.”
RECEBA NO SEU CELULAR AS NOTÍCIAS MAIS IMPORTANTES DO DIA
PDT da capital adere ao 12/9 em SP; ‘Fora Bolsonaro’ é pauta única
O diretório municipal do PDT de São Paulo vai endossar a manifestação contra o presidente Jair Bolsonaro que será realizada no domingo (12). “É hora de unirmos forças da esquerda à direita pelo impeachment desse presidente tirando e incompetente”, afirma em nota o presidente do PDT paulistano, Antonio Neto.
Leia a matéria completa aqui.
LEIA: Bolsonaro pede que caminhoneiros liberem estradas em áudio
LEIA: Ciro Gomes aceita convite e vai ao 12/9; ‘Fora Bolsonaro’ é pauta única
LEIA: Mais de 100 caminhões bloqueiam Esplanada e exigem acesso do STF
LEIA: Fux dispara contra Bolsonaro e cobra Congresso: ‘crime de responsabilidade’
Randolfe Rodrigues envia notícia-crime contra Bolsonaro ao STF
Vice-presidente da CPI da Covid, o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) ingressou com uma notícia-crime contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) no Supremo Tribunal Federal (STF) por conta das ações e dos discursos golpistas de Bolsonaro durante as manifestações do 7 de setembro ocorridas em Brasília e em São Paulo.
Leia a matéria completa aqui.
OUTRAS NOTÍCIAS:
LEIA: Com exceção da CUT, centrais sindicais se juntam a atos pelo impeachment
LEIA: ‘Ultimato’ de Bolsonaro ao STF reúne 6% do esperado em SP; 125 mil
ASSISTA: Vídeo: Homem filma bolsonaristas recebendo R$ 100 para ir ao 7/9
Centrão ‘garante’ Mourão em caso de impeachment; Lira mira cassação no TSE
O efeito colateral do golpismo de Jair Bolsonaro chegou rápido: Hamilton Mourão e Arthur Lira, ambos na linha de sucessão da Presidência, estão de antenas ligadas. Quem esteve com o vice diz que a paciência dele se esgotou e que ele estaria disposto a ir para o tudo ou nada contra Bolsonaro, mas sofre forte pressão do presidente.
Leia a matéria completa aqui.
ASSISTA: Vídeo: Bolsonaristas inflam pênis gigante na Av Paulista, em SP
LEIA: Vice-presidente da Câmara: impeachment de Bolsonaro será “inevitável”
ASSISTA: Urgente: Bolsonaristas tentam invadir o Ministério da Saúde
Veja mais notícias no BRI.