Categorias
Opinião

Thiago Manga: “Uma carta à carta dos desfiliados de SP”

Thiago Manga – A maioria não sabe, mas eu estou afastado do BRI. Tive que tomar essa difícil decisão, e me dói todo dia, mas eu fui obrigado, por assim dizer, ao me obrigar seguir as orientações médicas.

Para quem não sabe, eu tive um AVC e quase parti dessa experiência que é viver no dia 20 de maio desse ano. Perdi a fala, a escrita, fiquei paralisado no lado direito do rosto.

Donos de contas bloqueadas pelo STF doaram R$ 1 milhão para campanha de Bolsonaro

Um mês após a lesão cerebral, retornei à ativa pela inadiável missão de contribuir para o debate público através de minha opinião e meu trabalho em um momento decisivo da história do país.

Após as eleições, decidi fazer por fim dar “uma parada” para voltar em janeiro ainda mais forte e preparado. Mas faço questão de vir aqui dizer o que quero dizer:

É preciso responder a tamanha desfaçatez que foi a ‘carta de desfiliação’ do PDT de São Paulo divulgada nesta sexta-feira (18).

Venho aqui pois conheço a maioria dos nomes ali elencados, que juntos, não formam um time sequer para completar uma pelada.

Mas já que foi dito o que foi dito, é preciso que se leia o que precisa ser lido.

Me obrigo a fazer uma ressalva: mando um fraterno abraço ao meu amigo Vinicius Juberte e dizer que não compreendo, e talvez nunca consiga, os motivos que o levaram a liderar a assinatura do documento, que é no mínimo, irresponsável, para não dizer desprezível.

Um texto muito, mais muito menor que você, Juberte. E olha que imagino que você deve ter escrito, envergonhado talvez.

Mas é preciso responder o que foi dito covardemente.

Um movimento ínfimo feito às mãos de gente em grande maioria insignificante, que evidentemente, busca alguma ‘boquinha’ por aí afora.

Não são os primeiros, nem serão os últimos.

Como dizia Leonel Brizola, a política adora a traição, mas abomina os traidores.

Cabe a todos refletir sobre as intenções de publicar tal texto exatamente neste momento, em que ocorre uma disputa de transição, no qual o PDT, neste contexto, tenta puxar o futuro governo Lula para a ESQUERDA.

Menciono isso porque a tal ‘carta’ fala que o PDT em geral, e especificamente, o PDT de São Paulo, tomou uma tendência à direita na conjuntura política.

Quanta baboseira é essa afirmação. Ora, quem exige uma renda mínima constitucional a todos os brasileiros é o PDT. Quem exige a revogação da Reforma Trabalhista e da Reforma da Previdência é o PDT.

Ora, quem clama por um novo Código Brasileiro de Trabalho é o PDT, e aliás, de SÃO PAULO.

Pra além dos discursos e textos bem ou mal elaborados, estes são os fatos.

Eu sou brizolista, já orbitei diversos partidos progressistas, mas uma coisa não abri mão: ter vergonha na cara.

Ora meus irmãos, tenham vergonha na cara!

Da lista que assina a carta, não vi UM fazendo campanha para o Ciro Gomes em 2022. E reclamam como se fossem injustiçados. Ninguém os viu em 2022.

Na hora que o caldo engrossa, vemos quem são verdadeiros combatentes e quem são os covardes.

Não tiveram coragem de ficarem mal com a turma despolitizada de ‘esquerda’!

Mas tudo bem. Ninguém foi cobrado ou exposto. Mas agora, os COVARDES quererem bancar uma altivez honrada: ah meu irmão, não será sob meu silêncio!

Covardes que engrossaram contra as próprias mães para enfrentar Bolsonaro, mas que afinaram em relação ao lulismo para ficarem “bem” com a turma da Vila Madá.

Essa é a verdade! E alguém precisa dizer a verdade nesse país saqueado!

Pìor: tem gente na lista filiado a outro partido DESDE 2021 (!!!).

Não me admira o Cafezinho publicar a tal mensagem sem nenhum rigor jornalístico, como foi o costume durante a campanha. O UOL que o diga.

Como jornalista, tenho vergonha do que virou o jornalismo nacional progressista, rendido e entregue, vergonhosamente.

Mas poxa, Juba. De você esperava mais.

Você assinar na frente dessa turma, boa parte que sequer foi um dia de verdade do PDT, me causa imensa estranheza. E decepção. Mas vida que segue.

Espero que a coisa seja boa para valer a pena. Espero mesmo.

Os trabalhistas seguirão lutando.

Sem se curvar à essa estética ex-querdista que acha lindo brasileiro eleitor do outro candidato ser espancado, mas chora e dá a volta na lagoa quando é o seu amigo que é agredido.

Sem dúvida, seguiremos. Perdemos a batalha. A luta continua.

Evidentemente que precisamos aprender com nossos erros. Isso é salutar.

Mas jamais, JAMAIS, fazer esse papel patético, que mostra mais sobre os signatários da carta do que sobre o trabalhismo, ou o PDT. Do Brasil ou de São Paulo.

Aliás, na lista, tem gente que mentiu, caluniou companheiros, foi descoberto e ‘vazou’ para não ficar pior. Que ‘sumiu’ por dois anos. E agora, diz que vai se ‘desfiliar’.

É essa gente que quer protestar e ensinar sobre como se deve fazer política?

Por Thiago Manga

Thiago Manga é carioca, jornalista, assessor, já atuou em campanhas eleitorais. Atualmente é Diretor de Redação do Brasil Independente.

Aponte sua câmera

ou

Chave: brindependentetube@gmail.com

Assine nossa Newsletter!

Cadastre-se agora e receba nossas novidadesx

Assine nossa Newsletter!

Cadastre-se agora e receba nossas novidades

Sair da versão mobile